Gestão & Administração Sector industrial ainda longe da transformação digital
C-Studio i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Indústria

Sector industrial ainda longe da transformação digital

Apenas 26% deste tipo de organizações trabalha actualmente enquadrada numa efectiva política de transformação digital.
Sector industrial ainda longe da transformação digital
As organizações ligadas ao sector industrial que acreditam que o digital é algo relativamente ao qual ainda existe tempo para uma possibilidade de escolha – entre o sim e o não – podem perceber rapidamente que o seu tempo se está a esgotar.

A conclusão é de um estudo do Forum Industry of Things World, segundo o qual apenas 26% das 1.124 organizações ouvidas contam com uma "estratégia de transformação digital bem articulada". Segundo dados do fórum para este ano, os decisores vão rapidamente perceber que "a transformação digital é importante para assegurar o sucesso das suas empresas".

Ainda assim, 45% destes decisores não apresentavam qualquer tipo de estratégia real para a transformação digital no momento do estudo, enquanto 29% tinham desenhada uma estratégia básica para a IoT industrial.

Segundo o mesmo relatório, da responsabilidade do Forum Industry of Things World, 53% dos inquiridos dizem preferir esperar para ver de que forma "o sector industrial evoluiu em termos de transformação digital, com apenas 4% das organizações a apresentarem uma visão corporativa e um efectivo plano de execução".

Apesar dos valores, a verdade é que cerca de 60% dos inquiridos dizem estar cientes da existência de novas tecnologias para fomentar o trabalho em fábrica e também dos denominados produtos "inteligentes".

O mesmo estudo dá ainda conta do facto de não existir uma política efectiva associada também à IoT. Na realidade, apenas 16% das pessoas disseram que sua empresa tinha já uma política assertiva e abrangente neste campo. Já 69% dos inquiridos falam numa estratégia "limitada ou modesta que inclui ainda vários projectos-piloto" e a necessidade de uma maior aprendizagem em matéria de transformação digital.

No que toca à liderança nas áreas em análise – IoT e transformação digital no âmbito do sector industrial –, um em cada quatro inquiridos referiu que, na sua opinião, a sua empresa era líder, mas 38% disseram que ainda tinham muito que aprender sobre as práticas de transformação digital. Já 9% acreditam que a sua organização está, claramente, "numa posição muito modesta" neste campo.

Os autores do relatório consideram que "o impulso em termos de transformação digital chega das novas tecnologias". Assim sendo, "sensores e microchips vão ser adicionados a quase todos os produtos fomentando a IoT".

Nesse sentido, a verdade é que uns espantosos 88% consideraram que a IoT industrial é determinante "para o sucesso futuro da sua organização".

O estudo do fórum prevê que este tipo de tecnologia venha a ter maior impacto em novos fluxos de receita, modelos de negócio e novos produtos ou serviços. Na verdade, 66% dos inquiridos revelam que esta última seria a área de impacto mais provável. A cada vez melhor experiência do cliente ocupa agora a segunda posição nesta lista, com 49% das respostas, seguida pela criação de novos mercados ou pelo crescimento do negócio num mercado já existente (48%).
Partilhar
pub