Conheça a primeira página do Negócios
A primeira página do Negócios, o acesso
ao ePaper
04 de Setembro | Poderosos 2015
Angela Merkel, a estadista, é a mais poderosa da economia
A pergunta é pouco original, mas a resposta é consensual. De Washington a Moscovo, de Pequim a Brasília, passando por Damasco, Atenas e Lisboa, quando se quer falar com quem manda na Europa marca-se o número da única dirigente contemporânea que pode legitimamente aspirar a ser recordada como estadista.
04 de Setembro | Segurança Social
A lei laboral está cheia de direitos por utilizar. O Negócios explica os principais, actualizados com a legislação mais recente, separando os que pode gozar antes do nascimento, imediatamente depois ou numa fase mais avançada da vida da criança. E diz-lhe com quanto dinheiro pode contar, em função dos deveres do empregador e da Segurança Social.
04 de Setembro | Poderosos 2015
Os poderes em Portugal mudaram. A passagem pelo país da troika, um governo mais liberal de Pedro Passos Coelho e a queda do BES foram os ingredientes que, juntos, cozinharam a mudança. Omissões e acções fizeram o resto. Os dois primeiros lugares do "ranking" de 2010, quando o Negócios arrancou com a iniciativa, eram ocupados por José Sócrates e Ricardo Salgado, que caíram e com estrondo.
04 de Setembro | Justiça
Foi determinada a mudança da medida de coacção a José Sócrates. De prisão preventiva para domiciliária. A Procuradoria-Geral da República explica que houve essa alteração porque "se mostra reforçada a consolidação dos indícios". Veja as diferenças entre as duas medidas.
04 de Setembro | Weekend
O fim do mundo bipolarizado (Estados Unidos e União Soviética) abriu espaço a uma pulverização de novos poderes, mas todos eles têm calcanhares de Aquiles, sejam os Estados Unidos, a União Europeia liderada pela Alemanha, a Rússia ou a China. Em tudo isto e, para já, a economia ganha estrategicamente à política.
04 de Setembro | Weekend
Tiago Reis Marques tem 38 anos e ganhou o prémio de melhor jovem investigador no 15º Congresso Internacional de Investigação da Esquizofrenia, nos Estados Unidos. Estudou em Coimbra, é médico psiquiatra no Maudsley Hospital, no Reino Unido, e investigador no Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres.
13:01 | Europa
A proposta que a Comissão Europeia se prepara para apresentar relativamente à repartição urgente de refugiados entre os Estados-membros da União Europeia poderá atribuir a Portugal uma quota de cerca de três mil refugiados.
08:00 | Livros
Um visconde cortado ao meio na guerra contra os turcos serve a Italo Calvino para fazer uma reflexão certeira sobre a divisão da Europa. Mas o que escreveu na década de 50 aplica-se a muito do que hoje assistimos.
04 de Setembro | Weekend
É ilustrador. É assim que o costumam apresentar. Mesmo que esteja a lançar um livro só de desenhos em que nada é uma ilustração de outra coisa, ou tudo é, porque a arte no fundo é sempre uma ilustração de outra coisa para chegar a uma nova.
11:00 | Automóveis
O novo Mercedes-Benz GLC abandona as linhas angulosas do antecessor GLK e experimenta linhas mais redondas e elegantes.
04 de Setembro | Aviação
Fernando Pinto avisa trabalhadores que as condições especiais que têm vigorado na empresa no que respeita a situações de pré-reforma  e de reforma antecipada vão terminar na data em que se concretizar a privatização.
04 de Setembro | Bolsa
A EDP Renováveis, em comunicação, refere que não “tomou ainda uma decisão sobre a potencial admissão à negociação de uma YieldCo”. O documento surge depois de o El Confidencial ter avançado que a empresa estaria a criar uma nova filial, com entrada na bolsa espanhola em Outubro.
04 de Setembro | Banca & Finanças
O "emagrecimento" do Barclays em Portugal já teve lugar nos últimos anos, pelo que os sindicatos receberam a indicação de que não deverá haver rescisões após a compra pelo Bankinter. O acordo colectivo de trabalho da banca continua a abrangê-los.
04 de Setembro | Banca & Finanças
A empresa que recuperava créditos, criada para sanear os bancos nacionalizados em 1982, foi vendida. O comprador é a Isegoria, ligada à mediação imobiliária. O valor do negócio não é revelado.
PUBLICIDADE
Editorial
  • Helena Garrido
    Mais dinheiro, agora para combater a tempestade chinesa. O BCE prometeu comprar mais dívida pública aos Estados do euro, na perspectiva de assim conseguir evitar que a recuperação europeia seja de novo adiada, desta vez pelos ventos que vêm da China. Bastou Draghi falar. O euro afundou, as bolsas festejaram e o petróleo subiu. Se os Estados Unidos estiverem a resistir, tudo pode seguir o que estava planeado e a Fed aumentará as taxas de juro. Ajudando ainda mais a Zona Euro.
  • André Veríssimo
    Há a Alemanha dos neonazis que atacam campos de refugiados indefesos. Do Pegida, o partido anti-islâmico, que organiza manifestações xenófobas. E há a Alemanha das faixas e cartazes a dar as boas-vindas aos refugiados, exibidas durante jogos de futebol da Bundesliga. Dos donativos muito para lá do necessário dos cidadãos de Munique.
  • Helena Garrido
    O processo de venda do Novo Banco sofreu a primeira derrota. As negociações com os chineses da seguradora Anbang fracassaram. Entra na corrida a Fosun, o grupo chinês que melhor conhecemos. Há males que podem vir por bem. Mas vale a pena revisitar a ainda pequena história deste processo de venda, inusitadamente opaco, mas já com algumas perguntas sem resposta.
04 de Setembro | Bolsa
As principais bolsas norte-americanas encerraram em terreno negativo, na expectativa de uma maior clareza relativamente à data em que a Reserva Federal decidirá começar a subir as taxas de juro.
04 de Setembro | Bolsa
Foi uma semana negativa para o principal índice nacional, sendo esta a sétima semana consecutiva de quedas. A cotada que mais recuou no acumulado dos últimos cinco dias foi o Banif. Do lado oposto estiveram os CTT, a avançar menos de 1%.
04 de Setembro | Mercados num minuto
As principais bolsas europeias caíram mais de 2% na última sessão da semana, corrigindo dos ganhos do dia anterior. O petróleo está a desvalorizar 1% em Londres e o euro cai ligeiramente face ao dólar.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • A austeridade orçamental, no Reino Unido, tornou-se de tal forma num instrumento de sabedoria convencional, que quem, na opinião pública, ousar desafia-la é imediatamente classificado de perigoso esquerdista.
  • Os esforços do governo chinês para conter a recente volatilidade do mercado de acções – as mais recentes medidas proíbem vendas a descoberto e vendas pelos principais accionistas – prejudicaram gravemente a sua credibilidade. Mas os fracassos da política da China não são uma surpresa. Os responsáveis políticos chineses não são os primeiros a gerir mal os mercados financeiros, a moeda e o comércio.
  • O Buda, Sidarta Gautama, não representou nenhum elo ao ódio religioso ou animosidade racial. E ainda assim o chauvinismo budista ameaça agora o processo democrático, tanto em Myanmar (Birmânia) como no Sri Lanka.
  • A 1 de Agosto, o Exército Popular de Libertação da China (EPL) celebrou o seu 88.º aniversário. Mas os 2,3 milhões de soldados do país têm pouco de comemorar. Na véspera do aniversário, o ex-general superior do EPL, Guo Boxiong, foi expulso do Partido Comunista sem cerimónias e entregue aos procuradores militares para enfrentar acusações de corrupção, incluindo alegações de que terá aceite elevados subornos de colegas oficiais do EPL em troca de promoções. E Guo não será o último oficial do EPL a enfrentar tais acusações.
  • As eleições parlamentares do Sri Lanka este mês prometem moldar não só o futuro político do país, mas também a situação geopolítica na região do Oceano Índico, um centro global de fluxos de comércio e de energia, que é responsável por metade do tráfego mundial de contentores e 70% dos embarques de petróleo.
04 de Setembro | Banca & Finanças
O diploma final que será votado pelo Parlamento da Polónia, e que irá afectar o BCP, prevê que 50% dos custos com a conversação de créditos em francos suíços recaiam sobre os bancos. Um valor mais baixo do que os 90% que a câmara baixa queria.
04 de Setembro | Comércio
A segunda zona de desenvolvimento da cadeia de retalho alimentar da JM na Colômbia já começou, com sete unidades. Esta sexta-feira foi inaugurada a centésima loja Ara na Colômbia.
dossier Weekend
Será que somos realmente livres de dizer o que pensamos?
Cristina Branco, Tatiana Salem Levy, João Luís Barreto Guimarães e Matilde Campilho. Uma cantora, uma escritora, um cirurgião-poeta e uma poeta. Quatro personalidades falam sobre o presente e o futuro do país.
pub

 

pub

5
Sábado
Setembro 2015