Conheça a primeira página do Negócios
A primeira página do Negócios, o acesso
ao ePaper
09:56 | Economia
O Presidente da República considerou no sábado à noite que uma redução da carga fiscal em determinados sectores da economia portuguesa ou grupos de contribuintes, resultaria num aumento das "injustiças fiscais e na criação de ineficiências".
19 de Setembro | OPA ES Saúde
Os mexicanos da Ángeles aumentaram o preço da OPA sobre ES Saúde para 4,50 euros, mais 10 cêntimos dos que os oferecidos pelos Mello. A oferta já foi registada: avança na segunda-feira. Um passo dado depois de autorização do Governo.
20 de Setembro | Educação
O Conselho Nacional de Educação (CNE) acusou as escolas de promoverem práticas como a inflação de notas dos alunos para não prejudicar os resultados das classificações e facilitar a entrada no ensino superior.
19 de Setembro | Finanças Públicas
António Vitorino avisa que é tão perigoso não cumprir promessas, como impedir propostas alternativas. Rui Rio trouxe a regionalização para o debate. Ambos acham que o Orçamento do Estado deve ter outra natureza.
19 de Setembro | Economia
A presidente do Conselho de Finanças Públicas defendeu uma reforma profunda do processo de elaboração do Orçamento do Estado, mas sublinhou que incluir limites numéricos de défice e dívida na Constituição seria inútil.
19 de Setembro | Política
O primeiro-ministro defendeu hoje que o parlamento deveria pronunciar-se sobre as condições em que ele próprio exerceu funções de deputado há cerca de 15 anos, quando questionado sobre alegados pagamentos que recebeu da Tecnoforma nessa altura.
19 de Setembro | Bolsa
Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico encerraram mistos, com o Dow Jones e o Standard & Poor’s 500 a ganharem terreno mas a fixarem-se abaixo dos máximos históricos atingidos durante a sessão.
19 de Setembro | Bolsa
A bolsa nacional fechou a sessão a valorizar, num dia em que o BCP subiu quase 5% e em que trocaram de mãos mais de mil milhões de acções do banco.
19 de Setembro | Taxas de juro & Crédito
A Fitch manteve o triplo A para a dívida soberana norte-americana, bem como o "outlook" estável. E a Moody’s também não alertou a sua notação para França, que continua no segundo nível de investimento, mas com perspectiva negativa.
19 de Setembro | Banca & Finanças
No dia em que o regulador suíço abriu um processo de insolvência do Banque Privée Espírito Santo, o Banco de Portugal determinou algumas medidas que têm como objectivo garantir que a unidade do banco em território nacional tenha liquidez suficiente para reembolsar os depósitos dos seus clientes.
19 de Setembro | Banca & Finanças
Rejeitou ir à comissão permanente de Finanças mas faltar à comissão de inquérito ao BES, hoje aprovada, parece mais difícil para Vítor Bento. E os deputados já mostraram intenção de o chamar.
19 de Setembro | Banca & Finanças
“O BES encontra-se numa situação financeira muito delicada e complexa mas não se encontra em liquidação”, avisa o novo presidente da instituição em comunicado. Luís Máximo dos Santos diz que tem estado a trabalhar “na preservação do valor dos activos” do banco.
19 de Setembro | Banca & Finanças
António Horta Osório considera que não se vai vender o Novo Banco pelo valor que foi injectado. "A questão é minimizar a perda", diz. Sobre Stock da Cunha, o presidente do Lloyds, diz que "tem condições para vender o Novo Banco sem conflitos de interesse."
19 de Setembro | Conjuntura
O indicador de actividade económica do Banco de Portugal caiu, pelo segundo mês consecutivo, acentuando a tendência de queda. Já o consumo privado voltou a abrandar.
19 de Setembro | Empresas
Setúbal, Faro e Oeiras são as localidades escolhidas pela Fnac para abrir as novas lojas em Novembro e Dezembro no país.
19 de Setembro | Empresas
A maioria das filiais de empresas estrangeiras em Portugal são espanholas, mas são as alemãs que mais riqueza geram. Estão mais focadas nas exportações do que as nacionais e empregam em média mais trabalhadores. Irlanda e Hungria são os países onde as empresas estrangeiras mais pesam.
PUBLICIDADE
20 de Setembro | Weekend
Dois leilões em Novembro estão a colocar em transe os investidores em peças relojeiras. A licitação estarão relógios míticos da Patek Philippe.
20 de Setembro | Gadgets
As Focal Easya são colunas amplificadas e sem fios.
20 de Setembro | Weekend
Em tempo de mudança, um novo C1 acaba de surgir mais apelativo na aparência exterior e interior e em muitos outros aspectos, como na incorporação de tecnologias que reforçam as suas características de citadino.
20 de Setembro | Weekend
Um casal e um bem-vindo intruso. Eis Mallu, Marcelo e Fred, eis a Banda do Mar, doce e fresca.
20 de Setembro | Weekend
Os filmes inspirados em factos reais de bandas rock, como o caso de "Jersey Boys", revelam que a "música" é apenas um dos factores do êxito.
20 de Setembro | Weekend
Numa quarta-feira chegaram os tintos do Vesúvio, na quinta seguinte o Chryseia e companhia. Foi uma semana de festa pouco usual entre nós.
19 de Setembro | Justiça
A bastonária da Ordem dos Advogados alertou que há um "buraco negro" no Citius, onde se estão a acumular as acções que entraram na plataforma informática, depois de 15 de Setembro, mas que não são recebidas, nem distribuídas, nos tribunais.
19 de Setembro | Política
Depois da vitória do "não" à independência da Escócia, David Cameron garantiu que as promessas de dar mais poderes ao parlamento escocês serão cumpridas. Mas foi mais longe. O primeiro-ministro abriu a porta a um cenário idêntico em Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte.
19 de Setembro | Política
"Deve a Escócia ser um país independente?" 55% dos eleitores escoceses disseram que não. A principal cara pró-independência já anunciou a sua demissão. O Negócios acompanhou as principais notícias relacionadas com um referendo histórico num minuto a minuto com actualização permanente.
19 de Setembro | Política
Alberto João Jardim defende um "novo modelo de autonomia" da Madeira. Para tal o líder do Governo madeirense questiona se o Estado português é "suficientemente democrático e civilizado", admitindo a realização de um referendo para resolver esta questão.
Editorial
  • Celso Filipe
    Marinho e Pinto foi um bastonário da Ordem dos Advogados empolgado que conquistou o poder com o apoio dos pequenos advogados e que sempre contou com a hostilidade dos grandes escritórios. Marinho e Pinto foi um bastonário desabrido no falar, de verbo fácil e crítico do estado da Justiça.
  • Celso Filipe
    A fazer fé nas sondagens, cujas projecções já fazem a distribuição dos indecisos, os escoceses vão esta quinta-feira votar contra a independência do país e a sua separação do Reino Unido. O resultado será, ao que tudo indica, tangencial. Assim, 58% dos escoceses irão votar "não" no referendo sobre a independência, enquanto 42% se manifestarão favoráveis a esta opção. Este resultado permite extrair duas conclusões. A primeira é a de que os escoceses estão divididos sobre o seu futuro enquanto país. A segunda é a de que a Escócia já ganhou, apesar do "sim" à independência sair derrotado.
  • Nuno Carregueiro
    A urgência da venda da instituição não justifica que o modelo a adoptar possibilite, ainda mais, a destruição de valor no banco. E é isso que acontecerá se o Novo Banco for vendido aos pedaços, uma possibilidade que tem vindo a ganhar força nos últimos tempos e foi mencionada pela Comissão Europeia.
19 de Setembro | Taxas de juro & Crédito
O mercado viu com bons olhos a vitória do "não" à independência da Escócia - um sentimento que está a reflectir-se no mercado de acções e também de obrigações. Com excepção da Alemanha, os juros da dívida seguem em queda por toda a Europa.
19 de Setembro | Privatizações
O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse esta sexta-feira que Portugal não tem qualquer preconceito quanto ao facto de um país não europeu ganhar uma privatização e afirmou que Portugal confia naqueles que confiam agora no país.
19 de Setembro | Política
O antigo presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, afirmou hoje ter sido "sujeito a um ataque de homicídio pessoal e político inacreditável" nos últimos dias.
19 de Setembro | Bolsa
A vitória do “não” no referendo à independência da Escócia está a contribuir para a subida das principais praças europeias. Depois da garantia da Fed de que as taxas de juro permanecerão baixas, a permanência da Escócia no Reino Unido ajuda a um sentimento de maior confiança nos mercados europeus. O Stoxx 600 negoceia em máximos de 2008.
19 de Setembro | Weekend
Pedro Lains já foi considerado um economista neo-liberal. Agora acusam-no de ser um perigoso esquerdista. A entrevista aconteceu em sua casa, numa manhã abafada.
19 de Setembro | Política
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, 59 anos, anunciou esta sexta-feira o regresso à vida política com uma candidatura à liderança do seu partido, a União por um Movimento Popular (UMP, direita), com eleições internas previstas para Novembro.
19 de Setembro | Política
As últimas sondagens, divulgadas esta sexta-feira, dão vitória a Dilma Rousseff na primeira volta das presidenciais, com 37% das intenções de voto, face aos 30% de Marina Silva.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • No ano passado, a China alcançou aparentemente outro marco na sua ascensão meteórica, ao ultrapassar os Estados Unidos e passar a ser a maior potência comercial do mundo, com as suas receitas comerciais totais avaliadas em 25,83 biliões de yuans (4,16 biliões de dólares). Mas este feito é, em grande medida, ilusório – e não se deve permitir que oculte a necessidade da China de transformar o seu modelo de comércio.
  • Há dois anos, a eleição de Shinzo Abe como primeiro-ministro do Japão levou ao advento do "Abenomics", o plano em três partes para resgatar a economia do lodaçal de estagnação e deflação.
  • Recaída é a regra da pós-crise económica mundial. Nos Estados Unidos, Japão e Europa, o crescimento do PIB fraquejou novamente no primeiro semestre de 2014. Estes contratempos são dificilmente uma coincidência. Este crescimento persistentemente lento por todo o mundo desenvolvido deixou as grandes economias invulgarmente vulneráveis em relação às contrariedades inevitáveis.
  • Itália está mergulhada numa tripla recessão. Mas não chegou lá por si só. Sim, o longo declínio da economia reflecte o fracasso dos líderes italianos em enfrentar a perda de competitividade do país; mas é uma falha amplamente partilhada na Europa.
  • Chegámos ao fim da era da inflação elevada? Quando o mundo cresce de forma lenta, a dívida é elevada e existem tremendas pressões de distribuição é importante saber se a inflação está morta ou simplesmente dormente.
19 de Setembro | Empresas
A nova administração da Empresa Portuguesa de Defesa foi hoje nomeada com a missão de apresentar um plano de dissolução daquela 'holding', o que deverá ocorrer no fim do mês, disse à Lusa fonte do ministério da Defesa.
19 de Setembro | Segurança Social
Centros distritais estão a informar trabalhadores de vários níveis de qualificação que os vão enviar para o quadro de excedentários. Educadores de infância estão na linha da frente por causa das transferências para IPSS.
dossier Weekend
António Simões: Não há um líder que possa liderar sem ter uma inteligência emocional desenvolvida
António Simões é o CEO no Reino Unido do HSBC. Normalmente, quando se fala dele, diz-se que é gay assumido. Como se se revelasse uma característica exótica. António explica, na entrevista, que é mais improvável ter 39 anos e liderar 43 mil pessoas do que ser gay e liderar 43 mil pessoas.
pub
pub

21
Domingo
Setembro 2014

    negócios opinião