Conheça a primeira página do Negócios
A primeira página do Negócios, o acesso
ao ePaper
O banco espanhol que detém 44,1% do BPI garante que vai apoiar e acompanhar de perto o estudo da instituição de Fernando Ulrich para a eventual compra do Novo Banco. "Vamos segui-lo de perto para formarmos a nossa opinião e apoiar a decisão", garantiu responsável do CaixaBank.
09:47 | Bolsa
A queda da banca acontece apenas dois dias antes da divulgação do resultado dos testes de stress do Banco Central Europeu. O BPI apresenta hoje os resultados trimestrais após o fecho de bolsa.
10:11 | Bolsa
Várias notícias que apontam para um interesse crescente na compra da operadora portuguesa estão a impulsionar os títulos em bolsa, que recuperam parte da queda de quase 30% registada entre 16 e 22 de Outubro.
00:01 | IRS
Proposta final do IRS foi libertada esta quinta-feira pelo Governo e contorna dois dos aspectos mais polémicos na última semana: a antecipação do fim das despesas com habitação e a diluição das despesas com educação nas deduções gerais.
O incentivo ao abate de veículos em fim de vida vai ser uma realidade a partir do próximo ano, na tentativa de travar o envelhecimento do parque automóvel nacional. Mas para o obter só com a compra de automóveis que utilizem sistemas de propulsão eléctricos.
23 de Outubro | Empresas
As empresas públicas não financeiras registaram lucros de 337 milhões de euros em 2013. O número de efectivos diminuiu 10% Já o seu endividamento aumentou para quase 34,8 mil milhões de euros.
Grande maioria dos clientes com obrigações de muito longo prazo que beneficiavam de garantias de liquidez aceitaram a proposta do Novo Banco. Adesão reforça depósitos em quase 800 milhões.
Depois de reuniões com os principais accionistas da PT SGPS, uma comitiva da Altice encontrou-se, esta semana, com a administração da PT Portugal, soube o Negócios.
O sindicato explicou aos trabalhadores reformados, em pré-reforma e suspensos da PT Portugal, o que está a acontecer com a empresa. E a seguir foi reunir-se com o ministro da Economia, António Pires de Lima.
O BCE está a aliviar o balanço dos bancos de forma a que chegue mais dinheiro à economia real. Mario Draghi já avisou que pretende engordar o balanço do BCE até um bilião de euros.
Os testes de stress do BCE vão revelar que faltam 15 mil milhões de euros em 37 bancos europeus. Bancos de Espanha, Grécia, Itália e Irlanda poderão reprovar no exame ao sector, aponta o Citi.
23 de Outubro | Finanças Públicas
Portugal tem a segunda dívida pública mais elevada da União Europeia, mas também ocupou o segundo lugar no "raking" dos países que mais reduziram o endividamento no segundo trimestre deste ano.
11:02 | Research
De acordo com a nota de "research" elaborada pelo BESI, a Sonae deveria adquirir, o que afirma ser provável, os restantes 10,03% de acções dispersas da Soanecom, factor que permitiu à unidade de investimento do BESI rever em alta a recomendação da Sonaecom de "neutral" para "comprar", apesar do corte de avaliação.
00:01 | Economia
Em 2013 nasceram quatro vezes mais empresas importadoras do que exportadoras, uma tendência que se terá repetido ao longo dos três anos de programa de ajustamento da troika.
00:01 | Empresas
No "road show" da AICEP, em Braga, um construtor contou que precisa investir antes de ganhar obras moçambicanas e um gestor têxtil aconselhou pinças no contacto com franceses, que "acham que moda é Paris e o resto é paisagem".
Vários países estão a ser chamados a contribuir com mais dinheiro para o orçamento da União Europeia já este ano, devido a uma mudança na contabilização do produto nacional bruto (PIB). O Reino Unido e a Holanda, dois dos visados, já estão a concertar oposição a esta exigência.
10:02 | Conjuntura
A economia do Reino Unido cresceu 0,7% no terceiro trimestre, o que corresponde a um abrandamento face ao trimestre anterior.
10:45 | Europa
Em quatro anos, o défice orçamental dos estados membros da Zona Euro passou de 5,5% para 2,5% do PIB. Um ajustamento de 3 pontos percentuais, dos quais apenas um quinto vieram da descida da receita.
23 de Outubro | Impostos
Um estudo da Comissão Europeia mostra que, em 2012, as receitas perdidas de IVA em Portugal ascenderam a 1.228 milhões de euros, 8% das receitas estimadas. A percentagem está entre as mais baixas da União Europeia.
00:58 | Autarquias
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, afirmou esta quinta-feira, em Guimarães, que seria "uma loucura" regulamentar os Programas Operacionais dos fundos comunitários numa "sala fechada em Lisboa" sem a participação das autarquias.
00:01 | Empresas
Portugal está a participar na construção do novo avião militar da Embraer, um investimento total de 4,6 mil milhões de reais (1,4 mil milhões de euros). E agora já confirmou que quer comprar seis aeronaves, adiantou ao Negócios fonte oficial da fabricante brasileira.
PUBLICIDADE
09:50 | Weekend
Completou este ano oito décadas de vida e cinco de exercício de uma profissão. No gabinete de advocacia, onde ainda vai todos os dias - na sua perspectiva agora já "à malandro" - respira-se essa realidade. Em livros, quadros e retratos. Lá está Maria de Jesus Serra Lopes, a sua mulher.
Juntar a inovação e a indústria tradicional ligada ao mar é o objectivo de uma rede que está a dar os primeiros passos. A biotecnologia marinha começa a ganhar alguma expressão, mas enfrenta desafios que esta rede procura superar.
Após várias horas de negociação, os governantes europeus concordaram nas metas a assumir para 2030, numa decisão anunciada com entusiasmo pelo ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, no seu Twitter.
00:01 | Mercados
130 bancos europeus conhecem no domingo os resultados dos testes de stress. Nas avaliações anteriores, passaram praticamente todas as instituições, mas o futuro não foi brilhante para todas. Três em cada 10 acabaram intervencionados.
00:54 | Economia
O embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, declarou que o tempo é que dirá se o investimento chinês é bom para Portugal ou não, o qual, especificou, surgiu como convite do "povo português", trazendo benefícios para ambos os países.
23 de Outubro | Banca & Finanças
O regulador deu, a 29 de Julho, dois dias para que o BES fosse salvo e evitasse a resolução, avançou hoje o Diário Económico. Nada foi dito à CMVM. O Banco de Portugal diz que não tinha de dar essa informação. Se alguém o tinha de fazer, era a administração de Vítor Bento.
23 de Outubro | Bolsa
Carlos Tavares, presidente da CMVM, alertou para o impacto do caso BES no mercado, num discurso na conferência do "Jogo da Bolsa". Devem ser tomadas medidas, defende, até porque, "infelizmente, as penas são ligeiras".
23 de Outubro | Resultados
A Impresa e a Portucel deram o arranque da época de resultados dos primeiros nove meses do ano em Portugal. Consulte o calendário e acompanhe os números que vão sendo reportados pelas principais cotadas nacionais.
23 de Outubro | Economia
No entender de George Soros, na Ucrânia e na capacidade de resposta europeia às acções da Rússia joga-se também o futuro da União Europeia. O húngaro-americano lamenta que os líderes europeus desconheçam a melhor forma para lidar com a crise ucraniana e pede a Angela Merkel um maior compromisso em ajudar a Ucrânia do que em impor sanções à Rússia.
Editorial
  • Nuno Carregueiro
    Para não haver stress no sector financeiro há coisas mais importantes do que os testes. Que a conduta dos bancos seja mais transparente e que a intervenção preventiva dos reguladores seja (bem) mais eficaz. O primeiro ponto é o mais difícil, mas o segundo inevitável se a Europa quiser que casos como o do BES não se repitam.
  • André Veríssimo
    Desabafou Alexandre Soares dos Santos esta semana que "detesta investimento chinês", porque não acrescenta nem conhecimento, nem capacidade de gestão. "Só levam barato", sentenciou o experiente empresário. Uma discriminação sem sentido ou justiça.
  • Helena Garrido
    O Governo conseguiu converter medidas positivas em factores de incerteza, na recuperação parcial dos cortes salariais da função pública e na reforma do IRS.
  • Celso Filipe
    O plano de recapitalização do Banco Espírito Santo Angola (BESA), anunciado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), tem um efeito imediato e duplo: diminui o grau de incerteza em relação ao Novo Banco e aumenta o seu valor de mercado. O empréstimo de 3,6 mil milhões de euros do BES ao BESA era dinheiro dado como perdido. Esta segunda-feira, o Novo Banco, por decisão do BNA, recuperou 20% deste montante, o que equivale a 720 milhões de euros. Destes 20%, 56 milhões serão transformados numa posição accionista de 9,9% que o Novo Banco passará a ter no âmbito do plano de recapitalização do BESA.
00:01 | Indústria
Financiamento que a Caixa Geral de Depósitos cedeu para que a fábrica de PTA em Sines fosse concluída já ultrapassou em muito os 370 milhões de 2010. Fundo de Recuperação e AICEP também são credores.
23 de Outubro | União Europeia
As autoridades europeias pretendem receber esclarecimentos sobre a forma como Itália pretende conduzir a sua política orçamental em 2015, designadamente depois de Roma ter anunciado o não cumprimento, em 2015, dos limites do défice inicialmente estabelecidos com Bruxelas.
23 de Outubro | Bolsa
A OPA do FC Porto sobre a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) já tem auditor independente fixado, confirmou ao Negócios a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
07:50 | Bolsa
Os investidores estão a aguardar pela apresentação de resultados de várias cotadas, numa altura em que os indicadores económicos aliviaram a pressão sobre a Europa e em que os EUA estão sob os holofotes depois de ter sido diagnosticado o primeiro caso de ébola em Nova Iorque, a cidade americana mais populosa.
23 de Outubro | Eleições
A ajudar a presidente nas sondagens está o facto dos brasileiros não estarem tão pessimistas em relação à economia. Dados também estão a ajudar Dilma: taxa de desemprego caiu para mínimos de doze anos.
23 de Outubro | Economia
A resolução do PS para desencadear um processo parlamentar de audição pública sobre o impacto da dívida do Estado Português foi hoje aprovada sem qualquer voto contra das restantes bancadas na Assembleia da República.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • Com a inflação na Zona Euro teimosamente em trajectória descendente, cresce a pressão sobre o Banco Central Europeu para fazer "alguma coisa" de forma a evitar um cenário de deflação. Esse "alguma coisa" é geralmente entendido como a compra de activos em massa, ou flexibilização quantitativa (QE, na sigla inglesa). Mas será essa a solução para o problema?
  • A Califórnia pode ser o maior e mais conhecido hub de tecnologia, mas não está sozinho na tarefa de impulsionar start-ups inovadoras. De facto, tais empresas estão a surgir – quase despercebidas – por todo o lado, desde as megalópoles asiáticas, como Singapura e Xangai, até às pequenas cidades europeias como Espoo na Finlândia e Dwingeloo na Holanda. Muitas start-ups internacionais – incluindo a sueca Spotify, o Skype da Estónia e o Waze de Israel – e mais recentemente, o Alibaba da China – arrecadaram valorizações de milhares de milhões de dólares.
  • É agora globalmente aceite que a recente crise financeira foi, na verdade, uma crise de balanços. Longos períodos de taxas de juro negativas permitiram e facilitaram o financiamento insustentável da compra de activos, com hipotecas de alto risco a enfraquecer os balanços nacionais. Quando a liquidez nos principais mercados interbancários secou, as fragilidades foram expostas – e com consequências devastadoras.
  • Quase todos temos uma pegada digital – o rasto dos chamados "dados passivos" que se produzem quando participamos em qualquer interacção online, por exemplo com conteúdos vinculados a uma marca nas redes sociais, ou quando fazemos uma transacção digital, como uma compra com cartão de crédito. Há alguns segundos, você pode ter gerado dados passivos, apenas por clicar num link para ler este artigo.
  • Um paradoxo cada vez mais óbvio surgiu este ano nos mercados financeiros mundiais. Apesar dos riscos geopolíticos – o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a ascensão do Estado Islâmico e a crescente agitação no Médio Oriente, as disputas territoriais da China com os seus vizinhos e os protestos em massa em Hong Kong, bem como o risco da sua repressão – se terem multiplicado, os mercados mantêm uma actividade sustentada, se não mesmo borbulhante.
00:16 | Tecnologias
A Amazon projectou vendas e lucros para o período natalício, enquadrado no seu quarto trimestre fiscal, que ficam aquém das expectativas dos analistas.
00:29 | Tecnologias
A tecnológica reportou um lucro, no seu primeiro trimestre fiscal, acima das projecções dos analistas. A ajudar esteve o aumento das vendas de computadores pessoais e a procura de software e serviços para Internet.
23 de Outubro | Conjuntura
A agência Standard & Poor’s alerta que a crise no bloco do euro está ainda longe do fim e sublinha que as “políticas monetárias e orçamentais não podem per si” melhorar a trajectória da economia europeia, avisando mesmo que podem tornar-se “contraproducentes” por proporcionarem a “complacência” de alguns governos.
dossier Weekend
O legado cultural da família Espírito Santo
Por estes dias, o Novo Banco está a fazer um inventário de todos os activos que "herdou" do BES. Entre eles, está o património cultural e histórico acumulado ao longo dos anos. Também a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva faz contas à vida. Perdeu o seu principal mecenas e está afundada em dívidas.
pub
pub

24
Sexta-feira
Outubro 2014

    negócios opinião