Conheça a primeira página do Negócios
A primeira página do Negócios, o acesso
ao ePaper
Só em imparidades o Banco Espírito Santo contabilizou um custo de 4,3 mil milhões de euros no primeiro semestre, o que levou aos prejuízos de 3,57 mil milhões de euros.
20:22 | Justiça
Na RTP, José Sócrates classificou a notícia que dá conta do facto de ser suspeito no caso Monte Branco como "difamação".
20:02 | Justiça
A Procuradoria-Geral da República diz que José Sócrates "não está a ser investigado nem se encontra entre os arguidos constituídos no Processo Monte Branco."
17:56 | Empresas
O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está desde esta manhã a realizar buscas em várias empresas do Grupo Espírito Santo, como a Rioforte e a Espírito Santo Resources, relacionadas com o caso Monte Branco. Transacções financeiras de Ricardo Salgado e de Álvaro Sobrinho motivaram diligências.
A agência de notação financeira manteve a classificação da EDP, que está a um nível de deixar de ser considerada "junk", mas melhorou o "outlook". A Brisa também viu a notação subir, estando igualmente a um nível de sair do lixo. A Refer e CP também tiveram uma melhoria nos seus "ratings".
O banco português encaixa 39 milhões de euros e receberá mais 150 milhões do financiamento que concedeu ao banco romeno. Esta unidade, que estava em processo de venda por imposição de Bruxelas, vai passar para o húngaro OTP Bank.
18:57 | Bolsa
Eesta quinta-feira, os investidores não vão poder apostar na desvalorização das acções do BES e da Jerónimo Martins, o chamado "short selling". A proibição no banco vai ocorrer depois de revelados os resultados do primeiro semestre.
19:23 | Bolsa
O Altair Investment assumiu uma posição curta depois do levantamento da suspensão da proibição de "short selling" no BES. Reforçou esta terça-feira a aposta, antes da nova interdição da anunciada esta quarta-feira pela CMVM.
17:47 | Bolsa
As acções da Jerónimo Martins negociaram, pela primeira vez desde 2010, abaixo dos 10 euros, depois da empresa ter revelado os resultados do primeiro semestre do ano e de ter feito um "profit warning" que levou a que várias casas de investimento revissem em baixa a avaliação da empresa.
16:50 | Bolsa
A Jerónimo Martins afundou mais de 13,5% e o BES mais de 10%, empurrando a bolsa nacional para uma queda superior a 3%. Lisboa acompanhou a tendência negativa da Europa, mas foi o mercado mais penalizado.
O défice orçamental ajustado de medidas pontuais melhorou 900 milhões de euros no primeiro semestre. Se o Governo repetir o resultado nos segundos seis meses do ano fechará 2014 com um défice inferior à meta anual.
20:23 | Empresas
O aumento do volume de negócios na actividade dos aços, maquinagem e sistemas de armazenagem contribuíram para os resultados do primeiro semestre. O grupo está com uma perspectiva optimista para o segundo semestre.
17:16 | Bolsa
Na primeira sessão após a apresentação de resultados, as acções dos CTT chegaram a subir mais de 5%, tendo encerrado a ganhar mais de 3%. No primeiro semestre do ano, os lucros dos CTT aumentaram 14% para 36,1 milhões de euros, o que levou o BESI a elevar a avaliação da cotada.
19:47 | Mercados
Apesar dos dados económicos e de a taxa de inflação "estar mais próxima dos objectivos no longo prazo", a Fed quer continuar com as taxas de juro baixas.
PUBLICIDADE
20:00 | Economia
Pela primeira vez em dez anos, a lista das 25 maiores fortunas de Portugal, não conta com a família Espírito Santo. A lista continua a ser encabeçada por Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal desde 2008. Isabel dos Santos é a mulher mais rica do país.
17:37 | Empresas
A Douro Azul promete fazer regressar o “ferry” Atlântida aos Estaleiros de Viana para o transformar num navio de cruzeiros, num investimento de oito milhões de euros, revelou o presidente da empresa ao Negócios. Como os gregos falharam o pagamento da embarcação, o Estado português deverá agora optar pela proposta da empresa de Mário Ferreira.
António José Seguro, Secretário-geral do PS, é o 39.º mais poderoso da economia
O Governo enviou na terça-feira ao Presidente da República a carta onde expõe os motivos pelos quais pretende que o chefe de Estado suscite a fiscalização preventiva de normas orçamentais relativas aos salários e pensões.
00:01 | Empresas
A proposta já está a circular. Governo volta ao projecto de aplicar uma taxa sobre todos os equipamentos que possam gravar ficheiros para remunerar os direitos de autor. Desta vez limita a taxa máxima.
12:34 | Economia
A Argentina tem poucas horas para evitar o segundo "default" em treze anos. Ministro da Economia voou para Nova Iorque ontem para a primeira reunião cara a cara com credores.
10:25 | Verão
Quer saber o que pode fazer hoje? A It's Appning faz a pesquisa e todos os dias apresenta entre dez e 15 sugestões. Os criadores acreditam que não há nenhuma "app" que consiga competir com esta, mas preparam novidades para breve.
00:01 | Construção
Há sinais de crescimento e de entusiasmo na reabilitação urbana, mas para o presidente da Confederação da Construção são ainda "muito ténues" para a ambição do país e para as necessidades estimadas em 38 mil milhões de euros.
Editorial
  • Nuno Carregueiro
    "Iniciamos hoje uma nova caminhada na vida da nossa empresa com a ambição e esperanças redobradas de um futuro promissor". Esta frase termina uma mensagem enviada por Henrique Granadeiro, a 2 de Outubro do ano passado, aos colaboradores da Portugal Telecom, quando foi anunciado o acordo para a fusão da operadora portuguesa com a brasileira Oi.
  • André Veríssimo
    A dor por que o país passou – e ainda passa – deveria impor algum decoro no discurso político. Foi governar com base em ilusões que nos deixou neste desgoverno. Mas o luto foi curto. Assomam novas caras, mas os truques de campanha são os mesmos.
  • Nuno Carregueiro
    A 5 de Julho de 2011 a Moody's conseguiu colocar grande parte dos portugueses, desde políticos ao comum cidadão, unidos nas críticas à agência de notação financeira. Um corte de quatro níveis no "rating" da dívida pública colocou Portugal no "lixo" e mesmo quem na altura nunca tinha ouvido falar em "rating" certamente insultou esta agência de notação financeira.

O acordo de parceria que traz a caminho de Portugal cerca de 26 mil milhões de euros vindos de Bruxelas é a "prova concreta" da solidariedade europeia, diz Durão Barroso, que afirmou que teve um papel importante na dimensão do cheque.
O primeiro-ministro quer alterar o sistema de incentivos de aplicação dos fundos europeus. "Está ao alcance de Portugal" conseguir fazer essa transição para uma economia "ao serviço de todos os portugueses", segundo Passos Coelho.
18:53 | Transportes
Das 129 recomendações que o Tribunal de Contas formulou nas auditorias à STCP, Carris, Metros de Lisboa e Porto, Transtejo e Metro-Mondego, 25 não foram acolhidas.
00:01 | Rendas
O anúncio pelo Governo de que pretende levar a cabo algumas alterações às rendas comerciais deixou novamente senhorios e inquilinos na expectativa. Os primeiros nem querem ouvir falar nisso, os segundos, naturalmente, aplaudem.
00:01 | Economia
Sindicatos propuseram e ministro mostrou abertura. Carreira da PSP pode vir a ter mais dois postos. Tema será abordado na negociação dos estatutos. Nas próximas semanas deverão ser abertos concursos de promoção.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • A crise financeira mundial que estalou com toda a sua força em 2008 afectou a Europa e os Estados Unidos de forma similar - pelo menos no início. Em ambos os lados do Atlântico, o desempenho económico estagnou em 2009 e começou a recuperar em 2010.
  • Digamos que gostaria de se tornar uma das pessoas mais ricas do planeta, alguém com um património vastíssimo e com acesso ao escalão superior do poder político. Essa não é uma aspiração irrazoável para qualquer recém-licenciado nas actuais economias em que ‘o vencedor leva tudo’. Mas até que ponto é que isso é realista?
  • O futuro do clima mundial será decidido nas nossas cidades.
  • Para os europeus, a quem me dirijo, a coima 8,9 mil milhões de dólares imposta ao banco francês BNP Paribas por violar as sanções americanas contra países como Cuba, Irão e Sudão parece excessiva. Sim, o BNP fez coisas muito erradas. Mas 8,9 mil milhões de dólares?
  • Os líderes da Zona Euro continuam a debater a melhor forma de revigorar o crescimento económico e os franceses e italianos argumentam actualmente que se deve relaxar o rígido tratado do "compacto orçamental".
17:50 | Empresas
A dívida líquida subiu 2%, para os 696 milhões de euros, no primeiro semestre do ano. No mesmo período de 2013, este indicador situava-se nos 680 milhões de euros.
17:42 | Tecnologias
O contexto económico adverso no mercado interno foi o principal responsável pela queda do resultado líquido da consultora. A Novabase está a apostar na internacionalização e volume de negócios lá fora cresceu 4% face a período homólogo.
dossier Weekend
Carlos da Camara Pestana: O perigo do desastre obrigará os partidos a entender-se
Subiu ao vértice da banca portuguesa, foi afastado pelo 11 de Março, atravessou o Atlântico para recomeçar, aos 40 e com cinco filhos, uma nova escalada que o levou de novo ao topo, agora da banca brasileira. Antigo dirigente do BPA, o maior banco português na década de 70, que chegou depois a presidente do Itaú Unibanco, o maior banco da América Latina no presente, completa 83 anos neste domingo, 27 de Julho.
pub
pub

30
Quarta-feira
Julho 2014
    Cerimónia de Entrega de Prémios Best Ethical Practices Awards

    negócios opinião