Conheça a primeira página do Negócios
A primeira página do Negócios, o acesso
ao ePaper
17:34 | Bolsa
As acções da Mota-Engil África vão estrear-se na bolsa de Amesterdão na próxima segunda-feira. O preço de referência foi fixado em 11,50 euros por acção.
16:47 | Bolsa
O principal índice da praça de Lisboa encerrou em forte alta, um sentimento partilhado pelas restantes congéneres europeias. A impulsionar o sentimento do índice nacional estiveram títulos como a Mota-Engil e BCP.
17:43 | Indústria
Para obter condições mais vantajosas, a Sonae Indústria anulou uma dívida de 150 milhões de euros e contraiu uma nova, no mesmo montante, junto da CGD. O que só foi possível depois do encaixe dos 77 milhões injectados pelo seu maior accionista, a Efanor, de Belmiro de Azevedo.
O Banco de Portugal (BdP) espera apresentar "no início de 2015" uma pasta com informação "aos potenciais" interessados na compra do Novo Banco.
A IGF "não dispõe" de uma lista em que tenha as entidades sediadas em paraísos fiscais do Grupo Espírito Santo, como a que tinha sido solicitada pela comissão parlamentar de inquérito.
17:30 | Empresas
António Carrapatoso termina no final deste ano o seu mandato de "chairman" da Vodafone Portugal e dedica-se a projectos próprios. Mário Vaz acumulará a função de CEO e chairman.
13:19 | Conjuntura
A actividade económica nacional voltou a recuar em Outubro, caindo 1% face ao ano anterior. É o terceiro mês consecutivo de contracção do indicador.
Contratos emprego-inserção estão a ser usados para ocupar efectivos postos de trabalho, conclui o Provedor de Justiça, que pede a Pedro Mota Soares que faça uma avaliação urgente e que altere as regras legais.
13:00 | Economia
Em causa está uma proposta apresentada pela maioria PSD/CDS, esta quinta-feira, que prevê que, em alternativa aos cortes, os sistemas de complementos de pensões possam ser revistos. Oposição chama-lhe medida de "má consciência".
12:01 | Empresas
A Folha de São Paulo noticia, nesta sexta-feira, que a Apax e a Bain terão reforçado a oferta pela PT Portugal para 7.575 milhões. Ao que foi possível apurar pelo Negócios, na carta entregue, o consórcio ainda não alterou o preço.
11:53 | Energia
O presidente da REN, Rui Vilar, garantiu esta sexta-feira que a empresa não deixará de respeitar a lei mas também procurará aproveitá-la para se defender na polémica envolvendo o não pagamento da contribuição extraordinária sobre o sector energético.
12:19 | Mercados
Lançado a 31 de Outubro do ano passado, este novo produto de poupança do Estado atraiu mais 336 milhões de euros no último mês. O saldo no total do primeiro ano de comercialização ascendeu a mais de três mil milhões de euros.
16:47 | Saúde
As empresas que subscrevam o acordo que prevê a contribuição da indústria farmacêutica de 180 milhões de euros em 2015 ficam isentas de pagar a taxa sobre vendas prevista no Orçamento do Estado, segundo o ministro da Saúde.
18:15 | Resultados
A SDC, empresa que controla 33% da Soares da Costa Construção, registou prejuízos de 5,5 milhões de euros nos primeiros três trimestres do ano. Este valor é inferior ao registado no mesmo período do ano passado.
18:08 | Resultados
As receitas da empresa liderada por António Sousa cresceram face ao período homólogo de 2013, para 137,1 milhões de euros.
16:30 | Mercados
A China cortou a taxa de juro de referência para o país pela primeira vez desde 2012, uma medida que tem como objectivo estimular a economia.
O mandato do BCE dita que a autoridade deve controlar a inflação, o que não tem conseguido nos últimos tempos. Mas Mario Draghi deixa claro que tudo será feito para que a inflação suba o mais depressa possível. E se os actuais instrumentos não funcionarem poderão ser pensadas novas soluções.
16:44 | Zona Euro
O banco de investimento norte-americano acredita que a economia espanhola e germânica são as que têm melhores perspectivas de crescimento na Zona Euro.
Os juros da dívida pública portuguesa estão em queda em todos os prazos no dia em que o Banco Central Europeu já pode começar a comprar activos ABS. Esta sexta-feira, a agência de notação financeira DBRS tem agendada uma revisão do "rating" para a dívida portuguesa.
14:44 | Bolsa
Os principais índices bolsistas norte-americanos abriram em alta, impulsionados pela expectativa de crescimento da economia mundial, após o BCE e a China mostrarem-se disponíveis para implementar mais estímulos económicos.
17:08 | Europa
A vice-primeira-ministra do Governo espanhol sustentou que a recuperação do mercado laboral europeu se deve, em grande medida, ao contributo de Espanha. “Foram três anos de legislatura de mudança”, considera Soraya Sáenz de Santamaría.
A agência de notação financeira deverá manter o "rating" para Portugal, dizem os analistas. Mesmo que suba não terá impacto, já que investidores esperam pelas três principais.
00:01 | Transportes
Um estudo do BPI encomendado pela autarquia conclui que o défice de exploração da Carris somará 70 milhões entre 2015 e 2021 por causa do investimento previsto e que o Metro exigirá 57 milhões de injecções de capital.
PUBLICIDADE
16:41 | Política
Durão Barroso não foi capaz de responder à crise, não fez frente à Alemanha e não protegeu os países mais pequenos, uma "missão tradicional" da Comissão Europeia. É este o balanço que Pedro Silva Pereira faz dos dois mandatos de Durão Barroso à frente da Comissão.
12:51 | Saúde
O surto de legionella, que teve como epicentro o concelho de Vila Franca de Xira, terá surgido numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal Fertilizantes. Os dados serão enviados para o Ministério Público, a quem cabe a responsabilidade de avaliar sobre a eventual ocorrência de crime ambiental.
10:08 | Weekend
Uma palavra para o vosso pai? Um lutador, um doutrinador, respondem Ana Maria Caetano e Miguel Caetano. Dois dos quatro filhos de Marcello Caetano (os que sobrevivem) têm leituras diferentes do pai e da história recente.
16:01 | Weekend
No dia 2 de Dezembro, a José Maria da Fonseca vai leiloar 100 garrafas de um Moscatel Superior de 1911. Dia de festa para os amantes de vinhos doces velhos.
12:01 | Weekend
Chama a guitarra de amiga. Às vezes, é inimiga. Resiste-lhe. Por mais anos que toque, não termina de querer tocar melhor. A sua guitarra é sua. Foi feita para si: uma guitarra clássica, mas com uma forma e sonoridade que o deixam tocar repertório de guitarra portuguesa.
14:01 | Weekend
Humanidade: a abrangente palavra resume o trabalho deste francês. Jornalista, fotógrafo, cineasta, activista. A vontade de traçar um retrato da espécie. Fotografias com voz, histórias do mundo contadas na primeira pessoa. Agora no Museu da Electricidade, em Lisboa.
14:01 | Weekend
É como um daqueles filmes que já sabemos como vai acabar. Todos os Estados-membros aceitam a exigência de regras orçamentais, mas o Pacto de Estabilidade e Crescimento é violado praticamente desde o primeiro dia. Apenas três países da Zona Euro nunca violaram a meta de défice de 3% do PIB.
14:43 | Economia
Em entrevista à edição francesa da Vanity Fair, a directora-geral do FMI defende a feminização de altos cargos da instituição. Sobre Angela Merkel diz que é uma mulher "fascinante", mas falar de roupa "não é nada o seu estilo".
00:01 | Política
O PS vai eleger este fim-de-semana o seu novo secretário-geral. Os especialistas consultados pelo Negócios dividem-se: há quem ache que ainda é cedo e quem acredite já ser tempo de apresentar propostas detalhadas para governar.
10:56 | Empresas
A investigação ao mega-esquema de corrupção na Petrobrás quer saber se houve dinheiro desviado para bancos de países como a Suíça, China ou Estados Unidos, noticia o Estado de São Paulo.
Editorial
  • Helena Garrido
    Os políticos portugueses dos partidos do poder têm de facto muita sorte. Ou todos nós somos, portugueses, muito sensatos. As matérias que PS e PSD fornecem a quem quer ser populista são extraordinárias. Incapazes de se entenderem para resolverem os problemas mais graves do país, facilmente votam do mesmo lado quando se trata de decidirem sobre os seus rendimentos.
  • André Veríssimo
    Comissão Parlamentar de Inquérito não pode ser apenas um palco. Uma fogueira de vaidades, com o drama de milhares de portugueses vítimas do caso BES a servir de combustível. No fim, desmontado o circo mediático, não pode ficar o vazio. Não nesta CPI. É preciso, no meio da fumarada política, descortinar as lições que podem prevenir que o país não volte a passar por isto.
  • Celso Filipe
    A privatização da TAP é uma decisão que tem barba. Uma barba longa que começou a crescer em 2000 quando o Governo de António Guterres aprovou a venda de 34% da companhia à Swissair. A operação borregou porque os suíços faliram e desde então todos os governos, sem excepção, prometeram privatizar a empresa durante os respectivos mandatos.
O HSBC está sob investigação das autoridades gaulesas que suspeitam que o banco suíço terá ajudado alguns clientes a escapar ao fisco nos anos de 2006 e 2007. O banco revelou entretanto que lhe havia sido solicitado o depósito de uma fiança de 50 milhões de euros.
09:27 | Transportes
A Parpública vai convidar bancos ou consultoras a iniciarem uma nova análise financeira à companhia aérea. O processo terá início na próxima semana, avança o Público.
Luís Afonso desenvolveu aplicações que permitem monitorizar e controlar drones com redes móveis. Através destas, acedem aos dados para comunicarem com os veículos. Projecto surgiu no âmbito do mestrado.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • As autoridades monetárias da Zona Euro estão consumidas com ajustes triviais como o grau de "flexibilidade" nas regras orçamentais e o plano dúbio do BCE de comprar activos garantidos. Durante todo este tempo, mostraram-se confiantes no lema de Scarlett O’Hara: "Amanhã é outro dia".
  • Ao ritmo actual, daqui a três ou quatro décadas (ou menos), os níveis de CO2 na atmosfera atingirão níveis que rompem com os padrões climáticos, com consequências catastróficas para o ambiente e, por sua vez, para os sistemas económicos e sociais. Permitir que o "capital natural" do mundo - os recursos e ecossistemas que os sustentam – se esgote é, essencialmente, uma outra forma de subinvestimento destrutivo.
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está à procura de formas de estimular o crescimento económico e a criação de emprego, e por isso está a tentar avançar com o mega-acordo regional de comércio livre conhecido como Parceria Transpacífica (TPP, no acrónimo original). Mas será que os Estados Unidos estão a ir no caminho certo?
  • A noção de que o domínio mundial do dólar está a contribuir para a repressão financeira representa uma mudança histórica significativa. Como McKinnon destacou, o dólar tornou-se a moeda internacional dominante depois da Segunda Guerra Mundial porque ajudou a reduzir a repressão financeira e a fragmentação na Europa e na Ásia, onde a elevada inflação, taxas de juro de referência negativas e a excessiva regulação prevaleceram.
  • A Zona Euro enfrenta um cenário económico sombrio, com o crescimento estagnado e uma ameaça de deflação. O economista Martin Feldstein, que se mostrou céptico em relação ao projecto da Zona Euro desde o início, chama-lhe agora um "fracasso". Feldstein está certo, ou a Zona Euro poderia tornar-se a "área monetária óptima" que os seus criadores acreditavam que fosse?
08:49 | Energia
O consórcio Medgrid, do qual a empresa portuguesa é uma das 21 accionistas, vai participar na futura rede eléctrica que liga a Europa ao continente africano, avança o Diário Económico.
20 de Novembro | Banca & Finanças
O BCP reafirma que não tem intenção, neste momento, de vender participações estratégicas qualificadas. Uma reacção a notícias, com origem na imprensa polaca, dando como provável a venda de uma posição no banco na Polónia, ainda que mantendo a maioria.
pub
pub

21
Sexta-feira
Novembro 2014

    negócios opinião