Conheça a primeira página do Negócios
A primeira página do Negócios, o acesso
ao ePaper
O ex-ministro das Finanças vai ser o próximo presidente executivo do Montepio, avançou a SIC. Fernando Teixeira dos Santos só poderá assumir o cargo depois da alteração de estatutos da caixa económica.
16:48 | Bolsa
As quedas foram lideradas pela PT SGPS que perdeu mais de 3%, mas foi o BCP e o grupo EDP que mais pressionaram o índice. As praças europeias seguem em queda, com os investidores preocupados com a tensão no Médio Oriente, depois da Arábia Saudita, o maior produtor mundial de petróleo, ter bombardeado o vizinho Iémen devido aos avanços dos rebeldes.
17:09 | Bolsa
O BCP terminou a sessão a perder pouco mais de 2%, depois de ter chegado a cair mais de 5%. A pesar na negociação esteve o anúncio de venda de 15% do Bank Millennium. As acções da unidade polaca afundaram mais de 9%.
As acções foram vendidas a 6,65 zlotys cada uma, o que traduz um desconto de 9,8% face ao preço de fecho de quarta-feira. O impacto no rácio de capital do BCP é de 46 pontos base.
O INE apurou um défice orçamental em 2014 de 7.822 milhões de euros, o equivalente a 4,5% do PIB estimado pelo INE no final de Fevereiro. Uma queda de três décimas face a 2013 e menos três décimas do que o previsto pelo Governo em Outubro.
O INE reviu em baixa o valor do PIB em 2012, 2013 e 2014. O PIB nestes anos foi, afinal, entre 0,7 pontos e 1 ponto percentual mais baixo do que o estimado até agora. Consequências: a recessão durante a intervenção da troika foi, afinal, maior e o peso do "stock" da dívida pública também. Crescimento de 0,9% de 2014 mantém-se.
A PT SGPS e a Oi terão chegado a acordo para aumentar os direitos de voto da empresa portuguesa de 7,5% para 15%. Este foi um dos termos das renegociações discutidos durante os últimos dias no Brasil.
17:20 | Bolsa
O principal índice europeu caiu pela segunda sessão consecutiva depois de, na sexta-feira, ter atingido máximos de quase 15 anos. A penalizar as praças do Velho Continente esteve o crescimento da tensão no Médio Oriente, desencadeada pelos bombardeamentos da Arábia Saudita ao Iémen devido aos avanços dos rebeldes.
As vantagens são de ordem económica e geopolítica e superam as desvantagens, algumas meros "mitos", asseguram três portugueses envolvidos ao mais alto nível no Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP). Estudos apontam para que Portugal possa ser dos mais beneficiados.
15:48 | Mercados
No seguimento da acusação nos EUA a duas empresas portuguesas, que utilizavam o nome Wings Network, por operação em esquema em pirâmide, foram congeladas contas bancárias em Portugal, confirma a PGR.
13:07 | Empresas
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou esta quinta-feira no final do conselho de ministros que aprovou as operações de privatização da companhia carga e da EMEF, que "o principal factor da privatização não é o encaixe financeiro para o Estado".
18:46 | Transportes
O presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, disse esta quinta-feira, que os preços cobrados às companhias aéreas não tiveram impacto no negócio.
13:35 | Empresas
A secretária de Estado do Tesouro admite que ainda venham a ser alienadas pelo actual Governo empresas que funcionem em ambiente competitivo mas estejam limitadas por se encontrarem na esfera do Estado.
A Vodafone vai ajustar a actual oferta tarifária para as chamadas de valor acrescentado de modo a cumprir o parecer do regulador do sector (Anacom).
O deputado relator, do PSD, tem de entregar o relatório preliminar até 16 de Abril. Até 23, chegam as propostas de alteração dos restantes partidos. O documento final tem de ser preparado até 29 de Abril.
As audições no âmbito da comissão de inquérito parlamentar aos actos de gestão do BES e GES terminaram. Falta o relatório final. Mas o Negócios antecipa já algumas das conclusões que se podem extrair dos trabalhos dos deputados.
Com o ataque da Arábia Saudita ao Iémen, os preços do petróleo dispararam. Estão acima dos 50 dólares. Mas porquê? O Negócios apresenta-lhe três razões para a subida das cotações nos mercados internacionais.
16:24 | Autarquias
O Governo anunciou esta quinta-feira, no Palácio Foz, em Lisboa, que pelo menos 13 municípios vão participar no projecto-piloto de delegação de competências na educação, assegurando que o processo "reforça a autonomia das escolas".
10:12 | Conjuntura
A economia portuguesa terá registado um crescimento mais forte no primeiro trimestre do ano, de acordo com as previsões do Citigroup, que antecipa uma expansão de 1,9% na totalidade deste ano.
10:23 | Política
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou esta quinta-feira que as previsões do Banco de Portugal demonstram que a retoma económica está a ser "mais robusta", permitindo "pensar no médio prazo com mais optimismo e mais confiança".
PUBLICIDADE
15:14 | Transportes
Os trabalhadores do Metro de Lisboa convocaram uma greve de 24 horas para o dia 10 de Abril, em protesto contra a privatização da companhia.
16:57 | Aviação
A CEO da companhia aérea, Carolyn McCall garantiu a segurança na empresa, assegurando que a Easyjet contará sempre com duas pessoas no cokpit.
16:39 | Aviação
Em 2014, registaram-se menos acidentes aéreos, mas o número de mortes triplicou. Os números mostram que apenas um avião em cada sete milhões de voos comerciais na Europa registou este tipo de problemas.
O NIB (número de identificação bancária) deu lugar ao IBAN (código internacional da conta bancária) e nos débitos directos os bancos deixaram de ter papel activo na autorização. Por isso, surgiram já fraudes com o IBAN. O Negócios explica como pode proteger o seu IBAN.
11:50 | Empresas
António Mexia foi distinguido como o melhor presidente executivo entre as "utilities", mas no "ranking" da Institutional Investor há mais um português no "top": Horta Osório. E outros três CEO conseguiram lugares de destaque. Saiba quais.
13:17 | Ásia
O primeiro-ministro português afirmou hoje querer retomar as potencialidades económicas da relação de Portugal com o Japão, defendendo que a ligação daquele país à CPLP facilita um "olhar conjunto" de investidores de ambos os países para mercados emergentes.
A Porminho vende para 11 mercados e entre as suas prioridades está entrar no Brasil. Com 30 anos de vida, a empresa já conta com uma linha gourmet e vai investir no aumento de produção.
13:24 | Política
O líder PS disse hoje, após o encontro com o Presidente de França, que os contactos com líderes europeus serão usados no programa eleitoral para garantir que todas as medidas prometidas possam ser executadas num futuro Governo.
Editorial
  • Celso Filipe
    A comissão parlamentar de inquérito ao caso BES terminou como seria expectável. Cada um dos participantes distribuiu responsabilidades pelos restantes e todos eles confluíram em tornar Ricardo Salgado o principal culpado pela queda do banco e do Grupo Espírito Santo.
  • Helena Garrido
    Sim, a intervenção no BES ainda pode cair em cima dos contribuintes com a violência de pelo menos um BPN. Seria a grande vingança de Ricardo Salgado. Ganhar nos tribunais o dinheiro que lhe foi negado pelo Governo. Basta para isso violar a lei na tentativa de resolver o problema do papel comercial .
  • Nuno Carregueiro
    A recessão da economia dos EUA há muito ficou para trás (a OCDE antecipa que o PIB vai crescer acima de 3% este ano e em 2016) e a taxa de desemprego está na casa dos 5% e em mínimos de seis anos. Mas a taxa de juro permanece em zero.
13:45 | Bolsa
Depois de três sessões no vermelho, as principais praças norte-americanas abriram em queda já depois de uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita e que conta também com a participação dos Estados Unidos, ter iniciado bombardeamento aéreos no Iémen levando o preço do petróleo a registar uma forte subida.
12:42 | Zona Euro
O nível de fuga de depósitos abrandou em Fevereiro, depois dos 12 mil milhões que voaram em Janeiro. É preciso recuar até Março de 2005 para encontrar um registo mais baixo de depósitos das famílias e empresas gregas.
12:20 | Mercados
Os empréstimos bancários na Zona Euro a empresas e famílias subiram ligeiramente em Fevereiro, de acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE).
00:01 | Autarquias
Durante três anos, a troika obrigou as câmaras a cortar no pessoal. Feitas as contas, a redução de pessoal entre 2010 e 2014 foi de 14%, mais do dobro face aos 6% exigidos. E só não foi maior devido à internalização de pessoal de empresas municipais.
11:11 | Empresas
A Bosch Portugal vai contratar 250 engenheiros no país nos próximos cinco anos, e o processo já está em curso. No total, só este ano a empresa alemã prevê a contratação de 12.000 novos colaboradores altamente qualificados em todo o mundo.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • Na economia global dos nossos dias, não há preço tão importante como o do petróleo. Todos os dias são produzidos (e consumidos) mais de 80 milhões de barris de crude, e uma grande parte dessa produção é comercializada internacionalmente. Assim, a queda acentuada do preço do petróleo - de cerca de 110 dólares no ano passado para cerca de 60 dólares actualmente - está a permitir a poupança de centenas de milhares de milhões de dólares aos importadores de petróleo. Para a União Europeia e Estados Unidos, os ganhos decorrentes dessa queda de preços equivalem a cerca de 2 a 3% do PIB.
  • Os mercados financeiros servem dois objectivos cruciais: canalizar as poupanças para investimentos produtivos e permitir que particulares e empresas possam gerir riscos através da diversificação e dos seguros. Consequentemente, o sector é essencial para o desenvolvimento sustentável, que representa oportunidades sem precedentes de investimentos à escala mundial, bem como desafios em matéria de gestão de riscos.
  • Seis meses depois do livro de Thomas Piketty "Capital in lhe Twenty-First Century" ter causado furor nos Estados Unidos e na Europa, tornou-se num bestseller no Japão. Mas as grandes diferenças entre o Japão e os seus parceiros desenvolvidos no Ocidente significam que, tal como muitas outras exportações ocidentais, o argumento de Piketty foi assumido em características diferentes.
  • Embora a crise grega esteja em pausa, a situação económica na Europa continua a ser sombria. O crescimento da Zona Euro está ligeiramente acima dos níveis próximos da recessão de há poucos meses, mas as projecções do Fundo Monetário Internacional para 2015 e 2016 pouco superam os 1%.
  • A Índia não se livrou da desaceleração da economia mundial. Manter o crescimento que precisa a fim de continuar a retirar milhões de pessoas da pobreza vai requerer repensar a sua política económica. Para ser bem-sucedida, a Índia terá que intensificar a procura interna e regional, fortalecer as suas instituições macroeconómicas e juntar-se à luta por um sistema mundial aberto. Perspectivas menos favoráveis no exterior não devem fazer com que a Índia reduza as suas ambições.
10:49 | Conjuntura
As perspectivas foram revistas em alta após o desempenho favorável do primeiro trimestre. Preços deverão cair este ano, mas estão muito condicionados pela evolução do petróleo.
A instabilidade que se vive no Iémen, após os avanços dos rebeldes e a intervenção militar da Arábia Saudita, está a levar os investidores a procurarem activos de refúgio, como o ouro.
dossier Weekend
Sindika Dokolo: "Às vezes tenho o privilégio de ela ser a minha mulher e não eu o marido dela"
Portugal conseguiu inverter o período negativo do fim da colonização. Sindika Dokolo nasceu no Congo e descobriu Angola em 1999 porque perdeu o avião para o Brasil, onde ia passar férias. Três anos depois, casou-se com Isabel dos Santos. É empresário e coleccionador de arte.
pub
pub

26
Quinta-feira
Março 2015
    Documentos Negócios
    consulte ou faça download