28 de Janeiro, 23:54
Rússia aperta o cinto e prepara-se para salvar os bancos
Não são dias fáceis para Vladimir Putin. A inflação ameaça explodir, o rublo está em queda livre e a descida do preço do petróleo dizimou as receitas do Estado. Dois dias depois de o seu "rating" ter sido colocado em "lixo" pela Standard & Poor’s (S&P), o Governo russo respondeu quarta-feira com um plano de salvação dos bancos e de redução da despesa pública.
28 de Janeiro, 23:54
Manuel Machado: Doze anos após ter perdido a Câmara de Coimbra para o social-democrata Carlos Encarnação, o socialista Manuel Machado regressou, no final do ano passado, à autarquia que liderou entre 1989 e 2001. Machado lidera também a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), principal órgão representativo dos presidentes das autarquias locais.
O decreto de execução orçamental obriga as câmaras municipais a informarem o Governo em 52 ocasiões distintas, a propósito das suas contas, fundos disponíveis ou empréstimos contraídos. Autarcas consideram "absurdo".
28 de Janeiro, 23:54
Segurança Social tem mais gente em "outsourcing" do que a que quer dispensar
Em resposta à intimação do Tribunal, o Instituto da Segurança Social divulgou quantas pessoas tem em "outsourcing". São 692 na limpeza e 120 "postos de vigilância", mais do que o número de funcionários a dispensar.
28 de Janeiro, 21:19
Crise angolana ameaça nove mil empresas portuguesas
A queda do preço do petróleo fez Angola apertar o cinto. As nove mil empresas portuguesas que exportam para aquele país vão sentir as restrições impostas pelo governo liderado por José Eduardo dos Santos.
28 de Janeiro, 21:09
Governo abre concursos para contratar 390 médicos
O Governo procura contratar 275 médicos hospitalares e 115 médicos de família. Paulo Macedo tinha anunciado no início do mês que em 2015 estava previsto contratar mais médicos e cerca de 1.700 enfermeiros.
28 de Janeiro, 21:04
Governo grego anuncia primeiras medidas anti-austeridade
O Executivo grego estabeleceu as linhas de actuação para os próximos anos: a crise humanitária; a recuperação económica e criação de emprego; a reestruturação da dívida; a luta contra a corrupção e evasão fiscal. Ao longo do dia foram conhecidas medidas em concreto.
28 de Janeiro, 21:04
Gregos dão o primeiro esticão na corda das negociações
Atenas reforçou que quer renegociar a dívida com os credores. Ministro das Finanças inspirou-se em Franklin Roosevelt para propor um plano europeu de estímulos. Bruxelas e Berlim voltaram a avisar que compromissos são para manter.
28 de Janeiro, 19:53
Líder do SPD alemão avisa: "Governo grego não pode exportar factura para os outros países"
Sigmar Gabriel, líder do SPD e ministro da Economia no governo de coligação da Alemanha, diz que "é claro que devemos procurar manter a Grécia na Zona Euro. Mas também é claro que temos de ser justos com a nossa própria população e com a de outros Estados da Zona Euro".
28 de Janeiro, 19:28
Supremo Tribunal rejeitou pedido de libertação imediata de Sócrates
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou esta quarta-feira um pedido de libertação imediata do ex-primeiro-ministro José Sócrates, em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora desde Novembro.
28 de Janeiro, 19:16
Standard & Poor’s ameaça cortar rating da Grécia
A agência considera que as medidas defendidas pelo novo Governo grego "são incompatíveis com a política acordada entre os anteriores Executivos e os credores oficiais".
28 de Janeiro, 19:12
2 – Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos
A instituição monetária norte-americana manteve a indicação de que não haverá pressa na subida das taxas de juro. A inflação continua a desapontar, mas o mercado laboral dá sucessivos sinais de melhoria.
28 de Janeiro, 18:48
Acções da Petrobras caem mais de 11% após resultados incapazes de quantificar custo da corrupção
Após uma reunião de 11 horas, com dois meses de atraso e sem o aval da auditora, a direcção da petrolífera brasileira decidiu não avançar com qualquer número para os prejuízos da corrupção.
28 de Janeiro, 17:26
Frente Comum marca greve na Função Pública para 13 de Março
O aumento do horário de trabalho, os processos de requalificação e o congelamento de salários justificam a decisão da Frente Comum, tomada esta quarta-feira.
pub