Ajuda Externa Marques Guedes: Atitudes dos técnicos da troika “dizem rigorosamente o contrário” dos discursos dos líderes

Marques Guedes: Atitudes dos técnicos da troika “dizem rigorosamente o contrário” dos discursos dos líderes

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, diz que gostava de ver nos técnicos da troika um comportamento que se coadune com as palavras dos responsáveis das instituições. Esta foi a reacção às declarações de Olli Rehn que admitiu que chegou a hora da União Europeia abrandar o "ritmo de consolidação".
Marques Guedes: Atitudes dos técnicos da troika “dizem rigorosamente o contrário” dos discursos dos líderes
Sara Antunes 21 de novembro de 2013 às 15:04

O Comissário Europeu para os Assuntos Económicos acredita que a recuperação económica da União Europeia está em marcha. E defende que chegou o momento dos Estados-membros apostarem no investimento e na criação de emprego.

 

“A única coisa, enquanto português”, que gostaria “é que também os membros da troika quando vêm a Portugal tivessem a mesma actuação” que os responsáveis máximos defendem, afirmou Marques Guedes quando questionado, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros, sobre as declarações de Olli Rehn.

 

Marques Guedes recordou que a presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, também já defendeu que a austeridade devia ser abrandada, “mas a atitude dos técnicos e dos relatórios dizem rigorosamente o contrário.”

 

O ministro considera “evidente” que a União Europeia tem tentado, de forma permanente, “valorizar o esforço do trabalho de Portugal” e o país “tem vindo a beneficiar em aspectos muito significativos” neste âmbito.

 

Marques Guedes considera ainda que o relatório da Comissão Europeia sobre a oitava e nona avaliações são um “um reconhecimento do trabalho dos portugueses”. O “relatório é sobejamente elogioso”, salientou.

 

Sobre os alertas deixados sobre uma maior dificuldade em Portugal aceder aos mercados se o Tribunal Constitucional chumbar algumas medidas do Orçamento do Estado para 2014, Marques Guedes diz que “não há nada de novo. Todos os portugueses sabem dos riscos” que estão associados a eventuais chumbos.

 

E sobre eventuais medidas necessárias para 2015, Marques Guedes diz que “não é nada de novo. Desde o início está previsto que Portugal tenha um défice abaixo dos 3%” naquele ano, o que significa que qualquer indicação não implica “medidas novas. É o trajecto do ajustamento.”




A sua opinião15
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado ACORDAI, PORTUGAL ! SOMOS UM PAÍS QUE DEU JÁ NOVOS MUNDOS AO MUNDO, COMO NENHUM OUTRO NA EUROPA O FEZ ! ONDE PÁRA A NOSSA DIGNIDADE ? 21.11.2013

Enoja-me a deferência com que são tratados estes meros funcionários, que não são mais do que paus mandados pelo capital financeiro sem rosto internacional.

Dá-me vómitos a atenção de que são alvo estes tipos, gentalha que é tratada com todos os salamaleques, que são mais papistas do que o Papa e que nos andam a fazer a vida negra.

Fico fora de mim, quando me pergunto onde pára o sentido de dignidade de um povo que é país há quase nove séculos e que se rebola, servilmente, perante estes sabujos, mangas de alpaca que, no seu próprio país, ninguém conhece.

P.S. - Até já a PEPSICOLA se permite espezinhar-nos, numa campanha sórdida para aumentar o consumo do seu produto, através do anúncio que criou, aquando do Suécia-Portugal, em que dizia textualmente "vamos esmagar Portugal", completando-o com a metáfora visual de um boneco simbolizando o CR7 sobre uma linha de caminho de ferro, que seria trucidado por um combóio.

Será que este povo tem água a girar no corpo, em vez de sangue ?

Será que este povo esquece tão facilmente as afrontas que lhe fazem e, neste caso, não responderá com um boicote total ao consumo de todos os produtos da PEPSICOLA ?
Será ?
Espero bem que ainda haja Portugueses com tomates, com eles no sítio e responda à altura à afronta dessa multinacilnal.

A JUVENTUDE TERÁ UM PAPEL PRINCIPAL NESSE BOICOTE !


comentários mais recentes
Anónimo 22.11.2013

Queres ver que estes técnicos são também xuxas?
Alguém tem que ficar com as culpas, é o socrates, é o tempo, é o TC, é os sindicatos, alguem tem que ficar com as culpas enquanto eles se amanham, dá para eles e para os boys todos, que já são alguns milhares.
E as subvenções dos politicos, também é culpa dos tecnicos da troika? Do que estão à espera para as cortar? Cortam em tudo, e deixam de fora as subvenções dos politicos.

parolo 21.11.2013

São farinha do mesmo saco. Tal como os governantes que temos que faz tudo ao contrário do que prometeu em campanha eleitoral. O resto é conversa!

faro disto 21.11.2013

É que os "lideres" são iguais em todo o lado ... dizem uma coisa e mandam fazer outra ....

sito é um problema de droga! 21.11.2013

tuga, quando esta boa gente acertar na droga, tal como o teu governo sempre fez; vamos ter um mundo todo voltado para o canibalismo, isto é de morrer a rir, os imbecis do FMI, com problemas dentro do USA cuja economia está destruida, agora vêm dizer ao tuga o que fazer! no caso da UE, cujos canibais agora vão se pôr de c.. para o ar, esperando a chegada do senhor, também querem dizer a este imbecil tuga como ficar ainda mais falido, tuga continua com o teu negócio sécular o de levar no c... pois os teus credores estão cheios de invejo, por tu seres o medalha de ouro neste arte de levar no c..., só tu e mais ninguém para dares a formação aos canibais, de como devem levar no c... tirando o maior prazer, vai ser este negócio da formação que vai dar-te o reino do senhor para sempre! parabéns tuga por seres tão gentil para os canibais, por mim os esfolava vivos! beijocas

ver mais comentários
pub