Autarquias Braga entre as cidades com melhor qualidade de vida da Europa

Braga entre as cidades com melhor qualidade de vida da Europa

A cidade nortenha subiu 12 posições no "ranking" nos últimos três anos. A saúde, a educação e a habitação são os domínios que mais satisfazem os moradores.
Braga entre as cidades com melhor qualidade de vida da Europa
Paulo Duarte
Paulo Zacarias Gomes 29 de janeiro de 2016 às 13:41

A cidade de Braga foi considerada, entre 83 localidades europeias, como a 12.ª com melhor qualidade de vida, obtendo um nível de satisfação de 97%, anunciou esta sexta-feira a Comissão Europeia.

As conclusões resultam do inquérito "Percepção da Qualidade de Vida nas Cidades Europeias", que coloca a cidade minhota como a única representante de Portugal no "top" 15 divulgado por Bruxelas. O "ranking" é liderado pelas cidades de Oslo, Zurique, Aalborg, Vilnius e Belfast.

Em relação a 2012 (data do último inquérito) a cidade portuguesa subiu 12 posições (de 24.ª para 12.ª) e foi a que mais cresceu na avaliação que os populares fazem sobre os serviços de saúde. Além disso, é a segunda cidade europeia onde as pessoas se sentem mais satisfeitas com o serviço de educação e onde dizem encontrar habitação de qualidade a um preço razoável.

A cidade nortenha é ainda a terceira que mais evolui na receptividade a cidadãos estrangeiros e na avaliação que faz dos seus espaços verdes. É, por outro lado, a quarta cidade europeia que melhor avalia os serviços culturais ao seu dispor.

Lisboa também está entre as cidades visadas, mas a sua posição é menos animadora – em 63.º lugar, caindo 24 posições em três anos, quando antes estava em 29.º). Tal como Madrid, Reiquiavique e Barcelona, os níveis de satisfação global estão abaixo dos 75%, sendo pior a avaliação que é feita pelos habitantes da zona metropolitana da capital.

A título de exemplo, a capital portuguesa foi daquelas em que a confiança dos cidadãos na administração local mais recuou em três anos (para 45%).

Mais de 40 mil pessoas foram sondadas para este inquérito em 79 cidades e quatro grandes metrópoles. 


A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Adolfo Dias 29.01.2016

Eu como vivo "abaixo de Braga", estou tramado!

Anónimo 29.01.2016

"A título de exemplo, a capital portuguesa foi daquelas em que a confiança dos cidadãos na administração local mais recuou em três anos (para 45%)."... Grande Costa...!

Anónimo 29.01.2016

"A título de exemplo, a capital portuguesa foi daquelas em que a confiança dos cidadãos na administração local mais recuou em três anos (para 45%)."... Grande Costa...!

pub
pub
pub
pub