Conjuntura Actividade económica cresce ao ritmo mais lento desde Fevereiro de 2017

Actividade económica cresce ao ritmo mais lento desde Fevereiro de 2017

A actividade económica voltou a abrandar, em Junho, tendo registado o ritmo de crescimento mais lento dos últimos 16 meses.
Actividade económica cresce ao ritmo mais lento desde Fevereiro de 2017
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 20 de agosto de 2018 às 11:48

O indicador de actividade económica continua a crescer, mas está a registar travagens de mês para mês, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 20 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O indicador de actividade económica registou um aumento de 2,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado. A economia está assim a travar o ritmo de crescimento, já que os dados de Maio apontavam para um aumento da actividade económica de 2,4%.

 

Este indicador registou mesmo o crescimento mais brando desde Fevereiro de 2017, de acordo com os dados do INE.

Os últimos dados conhecidos apontam para que o crescimento do produto interno bruto (PIB) abrande, quando comparado com o ano passado. Os últimos dados são do segundo trimestre, com a economia nacional a crescer 2,3%, o que apesar de ter sido superior à evolução do primeiro trimestre, ficou abaixo das previsões dos economistas.

A estimativa do Governo é de que o PIB português cresça 2,3% em 2018, o que compara com um aumento do PIB de 2,7% no ano passado. 

Já o indicador de clima económico registou o maior aumento desde Maio de 2002, ao crescer 2,5%.

 

O indicador de consumo privado também aumentou 2,4%, em termos homólogos, estabilizando o ritmo de crescimento verificado nos dois meses anteriores.

 




Saber mais e Alertas
pub