Conjuntura Calculadora: Saiba se a sua inflação também aumentou em Outubro

Calculadora: Saiba se a sua inflação também aumentou em Outubro

O INE revelou esta quarta-feira qual foi o valor da inflação em Outubro. Mas certamente não foi essa a variação que sofreram os seus gastos com a compra de bens e serviços no mês passado. O Negócios preparou uma calculadora para saber quanto variou a sua factura mensal em Setembro e nos meses anteriores.
Negócios 11 de novembro de 2015 às 12:49

O valor da inflação que o INE calcula todos os meses tem por base um cabaz de preços de bens e serviços que é ponderado pelo consumo médio dos portugueses. Por isso, este valor da inflação que é reportado pelo INE não é certamente o seu, a menos que a sua factura mensal coincida exactamente com a média nacional.


Para conseguir calcular a sua inflação, o Negócios preparou uma calculadora, que utiliza as variações de preços fornecidas pelo INE para cada uma das 12 categorias de bens e serviços, mas que depois pondera pelo consumo efectivo que registou no mês em análise.

Além do valor da sua inflação no mês em análise, esta calculadora fornece também um gráfico com as variações da sua inflação homóloga ao longo dos últimos 12 meses. Para calcular a inflação no mês em análise, deve inserir apenas os gastos desse mês. Se pretende ver a evolução da sua inflação ao longo do último ano, insira antes o valor de quanto gasta em média por mês.