Conjuntura Economistas melhoram estimativas para a economia de Portugal

Economistas melhoram estimativas para a economia de Portugal

As novas estimativas apontam para uma previsão de crescimento de 2,1% este ano, o que representa o maior crescimento desde que a Bloomberg começou a compilar estas estimativas.
Economistas melhoram estimativas para a economia de Portugal
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 19 de junho de 2017 às 08:52

O produto interno bruto (PIB) de Portugal deverá crescer uma média de 2,1% este ano, segundo as previsões de 20 economistas consultados pela Bloomberg. O último inquérito realizado pela agência de informação americana apontava para uma estimativa média de 1,5%.

A confirmar-se, este será o maior ritmo de crescimento da economia nacional desde que a Bloomberg começou a compilar os dados das previsões dos economistas. 

Mas não foi apenas as estimativas para o acumulado deste ano que foram revistas em alta. Para 2018, a média das estimativas aponta para um crescimento de 1,5%, quando a anterior era de 1,3%, e para 2019 1,3%, quando a anterior era de 1,1%.

O inquérito aos economistas foi realizado entre os dias 9 e 16 de Junho.

No que toca ao segundo trimestre do ano, a média das previsões aponta para que a economia cresça 2,9%, em termos homólogos, e 0,3% em cadeia.

 

Têm sido vários os economistas a reverem em alta as suas estimativas para a economia nacional, depois de os números do primeiro trimestre terem superado as estimativas. Na semana passada foi a vez do BPI, que elevou para 2,5% a sua previsão para este ano, e o Barclays, que estima que o PIB cresça2,9%.

O Montepio, vê o PIB de Portugal a crescer 2,5% este ano. Já a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, se o crescimento económico dos próximos trimestres for em linha com o projectado pelo Governo do Programa de Estabilidade, o PIB vai crescer 2,5% este ano. Já o ISEG vê a economia a crescer entre 2,4% e 2,8% em 2017.

 

Fórum para a Competitividade também melhorou a sua estimativa, apontando para uma previsão de crescimento entre 2,4% e 2,8%. 

 

Presidente da República também já avançou que a economia pode crescer 3,2% este ano. As previsões oficiais do Governo apontam para um crescimento económico de 1,8%, mas Mário Centeno já admitiu que poderá ficar acima de 2%.

 

Se vier a crescer mais de 2,5%, a economia portuguesa terá o melhor registo anual desde 2000.

 


A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Sceptic216 Há 6 dias

Isso so' deixa de ser < bullshit.> quando o rating subir!!!!!

comentários mais recentes
Anónimo Há 6 dias

E os fundos mobiliários do BCP também não...

Anónimo Há 6 dias

Não tiro o dinheiro da NVIDIA, da Amazon e do lítio para fora nem que ofereçam um cheque em branco de CoCos ao BCP.

ó sr da GLINT venda essa TRUMP Há 6 dias

ó sr da GLINT venda essa TRUMP e compre MILENUUM BCP não vêm que vem ai uma OPA a CAMINHO

OPA NO MILENIUM BCP Há 6 dias



A FOSUN IRÀ LANÇAR UMA OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO AO BCP AINDA ESTE MÊS AOS RESTANTES 70 % QUE AINDA LHE FALTAM AO VALOR DE 0.75 POR AÇÃO os chineses vão por PORTUGAL FORA DO LIXO de uma VEZ POR TODAS

ver mais comentários
pub