Conjuntura Governo pretende criar Unidade de Missão para a capitalização das empresas

Governo pretende criar Unidade de Missão para a capitalização das empresas

O documento entregue pelo Governo aos parceiros sociais refere a intenção de criar uma Unidade de Missão para desenhar medidas para propor ao Governo em torno do tema da capitalização das empresas portuguesas.
Governo pretende criar Unidade de Missão para a capitalização das empresas
Miguel Baltazar/Negócios

O Executivo do Partido Socialista já tinha uma medida semelhante a esta, mas para o desenvolvimento do interior. O Programa de Governo incluía uma "Unidade de Missão para a valorização do interior". Agora, o objectivo parece ser aplicar o mesmo modelo mas para a capitalização das empresas.

"Tendo em conta a centralidade destas medidas [relacionadas com a capitalização das empresas], o Governo entende promover a criação da uma Unidade de Missão para a Capitalização das Empresas, integrando personalidades de reconhecida competência na área que deverá propor ao Governo o desenvolvimento destas ideias e a identificação de outras iniciativas a prosseguir", pode ler-se no documento entregue aos parceiros sociais, durante a primeira reunião de Concertação Social, que António Costa usou para entregar um plano abrangente de propostas, entre as quais a subida do salário mínimo.

O mesmo documento refere outras medidas já inscritas no Programa de Governo, entre as quais a criação de um Fundo de Capitalização financiado por fundos europeus, com o Estado a poder fazer investimentos de capital, conceder empréstimos ou garantias. O objectivo é que este fundo capte fundos de investidores internacionais, propondo também que os reembolsos dos fundos comunitários e as contrapartidas dos "vistos Gold" sejam usados para capitalizar as empresas.

Recorde-se que a capitalização das empresas portuguesas é um dos problemas centrais da economia e um dos maiores travões ao investimento. 




pub