Conjuntura OCDE: Economia mundial vai crescer ao ritmo mais baixo dos últimos cinco anos

OCDE: Economia mundial vai crescer ao ritmo mais baixo dos últimos cinco anos

A economia mundial caiu numa "armadilha de baixo crescimento". Neste ano crescerá 2,9%, abaixo do mínimo que os economistas consideram ser o limiar de recessão, segundo as novas previsões, mais baixas, actualizadas pela OCDE.
OCDE: Economia mundial vai crescer ao ritmo mais baixo dos últimos cinco anos
Eva Gaspar 21 de setembro de 2016 às 10:07

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em baixa as suas previsões para o andamento da economia mundial, antecipando que o mundo cresça nesse ano 2,9%, menos uma décima do que previa em Junho. Este valor, divulgado nesta quarta-feira, 21 de Setembro, no âmbito da avaliação intercalar das perspectivas para a economia mundial, é o mais baixo desde, pelo menos, 2010, e fica aquém dos 3% que os economistas consideram ser o limiar de uma recessão global.



A degradação das perspectivas económicas deve-se essencialmente à contracção das trocas comerciais que estão num patamar "excepcionalmente baixo", em parte devido ao arrefecimento da China, ao processo de deslocalização de empresas europeias e norte-americanas que aí haviam instalado parte da sua cadeia de produção e à queda do preço das matérias-primas, designadamente do petróleo. "Medida pela intensidade das trocas comerciais, a globalização, que ao longo das últimas décadas foi o motor de crescimento da economia mundial, poderá ter sido travada", adverte a organização presidida por Angél Gurría (na foto).

Em relação a 2016, as novas previsões da OCDE revêem em forte baixa o crescimento para os Estados Unidos, que deverá progredir 1,4% em vez dos 1,8% antecipados em Junho, assim como para o Canadá, cuja taxa de crescimento sofre um corte de meio ponto, para 1,2%. Também a Zona Euro crescerá menos: 1,5%, uma décima aquém do que a OCDE previa há três meses.

Mexidas de sinal positivo para este ano apenas se encontram em três das dez grandes economias agora analisadas: Alemanha, Reino Unido e Brasil. A maior economia europeia crescerá 1,8%, mais duas décimas do que a organização previa há três meses. De forma algo surpreendente, as novas previsões revêem em alta os números para o Reino Unido, que deverá expandir-se 1,8%, uma décima acima das anteriores previsões. Já a recessão no Brasil deverá ser mais branda, devendo o PIB recuar 3,3%, em vez dos 4,3% que eram previstos em Junho.  

O quadro muda, porém, de figura quando se salta para 2017, sobretudo quando se olha para os números britânicos. O impacto negativo da decisão de sair da União Europeia – conhecido por Brexit – deverá chegar no próximo ano, tendo a OCDE cortado para metade, para 1%, a sua previsão para a progressão do PIB. A Zona Euro também se ressentirá e deverá inclusive crescer menos em 2017 do que neste ano, apenas 1,4%. Alemanha (1,5%), França (1,3%) e, em especial Itália (0,8%), todos sofreram revisões em baixa.

"No geral, a economia mundial permanece numa armadilha de baixo crescimento com taxas de progressão persistentemente desapontantes". Esta circunstância "pesa sobre as expectativas de crescimento o que, por sua vez, ajuda a criar fracas condições para as trocas comerciais, para o investimento, para a produtividade e para os salários", resume a OCDE.


(Notícia actualizada às 10h30)

 




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

http://www.layarbokepsemi21.ga/

santa1105 19.07.2017

I really agree with this article that you write this way I can find out more by reading this very useful article
http://ibcqq.com/
http://www.ceritasekstragis.tk/
http://www.anakliarmalam.ml/

bandargolbet88 27.05.2017

I really agree with this article that you write this way I can find out more by reading this very useful article http://golbet88.com/

Agen Terpercaya 27.05.2017

I really agree with this article that you write this way I can find out more by reading this very useful article http://golbet88.com/

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub