Empresas A partir de Janeiro já pode pedir carta de condução online

A partir de Janeiro já pode pedir carta de condução online

Os novos procedimentos digitais para renovar ou substituir a carta de condução estarão disponíveis para os utentes no começo de 2017.
A partir de Janeiro já pode pedir carta de condução online
Correio da Manhã
Carla Pedro 29 de dezembro de 2016 às 08:30

O Ministro do Planeamento e das Infraestruras, Pedro Marques, vai apresentar esta quinta-feira os novos procedimentos digitais para renovar ou substituir a carta de condução, formalidade dependente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

 

Nesta sessão, com início às 15:00, será feita a apresentação da nova metodologia digital, integrada no programa Simplex, que permite tratar da renovação ou substituição deste documento de um modo "mais simples, mais rápido, mais confortável e sem a necessidade de deslocação presencial", refere o IMT em comunicado.

 

Esta nova funcionalidade continua, assim, "o caminho de modernização iniciado pelo IMT visando uma maior simplicidade e conforto para os cidadãos ficará já disponível a partir do início de Janeiro", acrescenta o documento.

 

Recorde-se que as cartas de condução emitidas desde 1 de Agosto já têm alargado o prazo de validade, de 10 para 15 anos. Além do prazo de validade, as cartas de condução deixam de ter inscrita a morada dos condutores. Isto significa que, sempre que uma pessoa muda de casa, já não terá de ir alterar a carta, com o custo financeiro e de tempo que isso acarretava. As novas regras fazem parte de um pacote de simplificação, no âmbito do programa Simplex.

Também o atestado médico que comprova a aptidão física e mental para o exercício da condução vai passar a ser emitido e transmitido de forma electrónica a partir de 2017 – alteração prevista para entrar em vigor em Janeiro no Serviço Nacional de Saúde e em Abril no sector privado e social. 

 

No ano passado, o IMT pôs a funcionar um novo Sistema de Obtenção Fiável de Imagem e Assinatura (SOFIA) e alargou o horário das delegações para resolver o problema do grande atraso na emissão de cartas de condução, tendo conseguido acelerar os processos.

 




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
lol 29.12.2016

Basta passar no bairro e pedir uma. 1000 paus e tem-se a carta sem nunca se ter conduzido. Simples.

Anónimo 29.12.2016

Realmente estou curiosa para saber como vai, e por quem vai, ser passado o atestado médico!!

João Mascarenhas 29.12.2016

Bem preciso que tenho a minha toda quebrada à espera de ser multado..

Rado 29.12.2016

Só quero saber como se faz exame médico de aptidão online.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub