Orçamento do Estado À última hora, Governo aumenta investimento público em 800 milhões

À última hora, Governo aumenta investimento público em 800 milhões

Em poucos dias, o Governo português acrescentou mais de 770 milhões de euros ao valor previsto para o investimento público em 2018, fazendo com que esta rubrica tenha uma variação anual de 40%.
À última hora, Governo aumenta investimento público em 800 milhões
Miguel Baltazar/Negócios

O Governo português acrescentou mais de 770 milhões de euros ao valor previsto para o investimento público em 2018, fazendo com que esta rubrica tenha uma variação anual de 40%. É um crescimento surpreende e que contrasta com os valores previstos uns dias antes, segundo apurou o Negócios com fontes governamental e parlamentar. 

Esta terça-feira, dia 10 de Outubro, o Negócios escreveu que o Executivo planeava para o próximo ano um investimento público de 3.754 milhões de euros. O equivalente a 1,9% do produto interno bruto (PIB), abaixo dos níveis registados no último ano de governação de Pedro Passos Coelho. Agora, a versão final do orçamento traz uma meta radicalmente diferente: 4.525 milhões de euros ou 2,3% do PIB. Uma diferença de quase 800 milhões de euros, em poucos dias.

Caso este nível de investimento público seja executado, trata-se de um aumento de 40,4% face a 2017, o que colocaria o indicador no nível mais alto de 2011, ano da entrada da troika em Portugal.

No entanto, importa lembrar que no Orçamento do Estado anterior, o Governo tinha previsto um aumento de quase 22%, que reviu agora em baixa para menos de 18%. O investimento público é uma variável relativamente fácil de controlar, podendo até ser usada para compensar alguma derrapagem das contas.




pub