Orçamento do Estado À última hora, Governo aumenta investimento público em 800 milhões

À última hora, Governo aumenta investimento público em 800 milhões

Em poucos dias, o Governo português acrescentou mais de 770 milhões de euros ao valor previsto para o investimento público em 2018, fazendo com que esta rubrica tenha uma variação anual de 40%.
À última hora, Governo aumenta investimento público em 800 milhões
Miguel Baltazar/Negócios

O Governo português acrescentou mais de 770 milhões de euros ao valor previsto para o investimento público em 2018, fazendo com que esta rubrica tenha uma variação anual de 40%. É um crescimento surpreende e que contrasta com os valores previstos uns dias antes, segundo apurou o Negócios com fontes governamental e parlamentar. 

Esta terça-feira, dia 10 de Outubro, o Negócios escreveu que o Executivo planeava para o próximo ano um investimento público de 3.754 milhões de euros. O equivalente a 1,9% do produto interno bruto (PIB), abaixo dos níveis registados no último ano de governação de Pedro Passos Coelho. Agora, a versão final do orçamento traz uma meta radicalmente diferente: 4.525 milhões de euros ou 2,3% do PIB. Uma diferença de quase 800 milhões de euros, em poucos dias.

Caso este nível de investimento público seja executado, trata-se de um aumento de 40,4% face a 2017, o que colocaria o indicador no nível mais alto de 2011, ano da entrada da troika em Portugal.

No entanto, importa lembrar que no Orçamento do Estado anterior, o Governo tinha previsto um aumento de quase 22%, que reviu agora em baixa para menos de 18%. O investimento público é uma variável relativamente fácil de controlar, podendo até ser usada para compensar alguma derrapagem das contas.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 6 dias

São investimento privado para os hotéis do grupo da Lena, sob a gestão da Câncio e a Maria Farturas que acolheu o nosso estimado e adorado líder quando saiu das suítes de Évora.

Tuga de Castelo Branco Há 6 dias



Sou Socialista e adoro Costa e Sócrates, os maiores.

tristeza xuxxa Há 6 dias




Sócrates, a maior vergonha socialista dos ultimos 100 anos em Portugal e arredores.


O silencio à esquerda é . . . . . . . Puuutakúspariu.


Como o OE 2018 é uma aldrabice ... Há 1 semana

Do princípio ao fim...
Sem Tino: Ó meu primeiro,a oposição diz que não há investimento público no orçamento?
Costa: Então coloca aí 800 milhões para lhes tapar a boca, depois fazemos as nossas cativações e tapamos a boca a todos. Como temos a comunicação social no bolso, ninguém notará nada...

pub