Conjuntura Actividade económica abranda na Zona Euro mas tem melhor trimestre em seis anos

Actividade económica abranda na Zona Euro mas tem melhor trimestre em seis anos

O sector dos serviços desiludiu em Junho e a continuação da expansão da componente industrial não foi suficiente para travar a desaceleração do índice de gestores de compras da Zona Euro. Ainda assim, o segundo trimestre foi o melhor desde 2011.
Actividade económica abranda na Zona Euro mas tem melhor trimestre em seis anos
Paulo Duarte
Paulo Zacarias Gomes 23 de junho de 2017 às 10:06
A actividade económica na Zona Euro refreou o ímpeto de crescimento em Junho, à custa do abrandamento do sector dos serviços, mas ainda assim terá fechado o melhor trimestre dos últimos seis anos. 

Os dados divulgados esta sexta-feira, 24 de Junho, pela IHS Markit mostram que o índice agregado (indústria e serviços) dos gestores de compras (PMI) ficou este mês em 55.7, contra os 56.8 em Maio que representavam um máximo desde 2011. Valores acima de 50 significam expansão da actividade. 

A leitura preliminar aponta para que a actividade industrial tenha continuado a expandir-se de forma acelerada (57.3 contra 56.8 em Maio), enquanto o sector dos serviços caiu para um mínimo de cinco meses - 54.7, face a 56.3 um mês antes.

"Embora os dados do PMI apontem para alguma perda de ritmo em Junho, a última leitura precisa de ser analisada no âmbito dos recentes máximos. Apesar da queda em Junho, a expansão média no segundo trimestre foi a mais forte em seis anos e é consistente com a aceleração da economia de 0,6% no primeiro trimestre para 0,7%," afirma Chris Williamson, o economista-chefe da IHS Markit.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub