Conjuntura Actividade económica cresce ao ritmo mais rápido desde 2001

Actividade económica cresce ao ritmo mais rápido desde 2001

A economia continua a dar sinais de crescimento, com o indicador de actividade económica a acelerar, em Novembro, para o ritmo mais rápido em mais de 16 anos.
Actividade económica cresce ao ritmo mais rápido desde 2001
Sara Antunes 18 de janeiro de 2018 às 11:37

O indicador de actividade económica acelerou, em Novembro, registando um crescimento de 3,2% face ao mesmo período do ano passado, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 18 de Janeiro.

 

O indicador de actividade regista assim o aumento mais acentuado desde Maio de 2001, segundo os dados do INE. Acelerando o ritmo depois de cinco meses a crescer 3,1%.

 

Este dado aponta assim para que o final do ano tenha sido positivo, faltando dados para o último mês de 2017. Estes indicadores apontam para que a economia consiga fechar o ano com o melhor resultado desde 2000.

 

Os dados do produto interno bruto (PIB) no acumulado do ano só serão conhecidos no próximo dia 14 de Fevereiro, com a generalidade dos economistas a anteciparem um crescimento de pelo menos 2,5%.

Ainda ontem, a Universidade Católica revelou uma revisão em alta para a estimativa de crescimento do PIB, com os economistas a apontarem para uma expansão de 2,7% no ano passado. 

 

Já em termos de consumo das famílias, o indicador de consumo privado desacelerou, em Dezembro, para um crescimento de 2,3%, o que representa o ritmo mais brando desde Maio de 2017.




pub