Economia Actividade económica em Portugal com maior crescimento desde 2000

Actividade económica em Portugal com maior crescimento desde 2000

Os dados do Banco de Portugal mostram que a actividade económica cresceu, no mês passado, ao ritmo mais acelerado em mais de 17 anos, ao mesmo tempo que o consumo privado desacelerou ligeiramente.
Actividade económica em Portugal com maior crescimento desde 2000
Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria 15 de setembro de 2017 às 12:43

A actividade económica em Portugal continua a dar sinais de recuperação. Em Agosto, este indicador prosseguiu a tendência positiva verificada desde o quarto trimestre do ano passado, registando mesmo a maior subida em mais de 17 anos.

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 15 de Setembro, pelo Banco de Portugal, o indicador coincidente mensal para a actividade económica subiu 3,5%, em Agosto, face ao mesmo mês de 2016, o que representa o maior aumento desde Fevereiro de 2000.

Este avanço segue-se a uma subida homóloga de 3,1% em Julho, 2,7% em Junho e 2,3% em Maio.

Já o indicador coincidente mensal para o consumo privado apresentou uma ligeira descida em Agosto. Depois de ter subido 2,6% tanto em Junho como em Julho, o consumo privado aumentou 2,5% no mês passado.

Os dados sobre a evolução da actividade económica sugerem que a economia está a acelerar no terceiro trimestre, depois de ter crescido 2,9% no período entre Abril e Junho, impulsionada pela procura interna, que foi reforçada 2,7% em comparação com o mesmo trimestre de 2016. Por detrás dessa variação esteve um consumo a crescer acima de 2%, assim como uma forte aceleração do investimento.




A sua opinião18
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 1 semana

tudo obra de passos coelho!

ESTOU A BRINCAR?
ESTOU!

comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

Que bom o Sócratismo está de regresso! Endividados até ao tutano mas felizes! Não estraguem a festa!

O CÃO LADRA, Governo Avança Há 1 semana

Assim q o Governo Responde a 1 Oposição incapaz,Describilizada, irresponsável, antipatriota,falhada, que Pode Gritar, Ninguém já a ouve, já se prefere mudar de Canal, já não se vê a RTP, filiada que está à Oposição de Portugal, não se importam porque os nossos Impostos garantem os seus Ordenados

Esta direita vive obcecada pela Há 1 semana

divida ? nada disso ! o único problema é terem governado 4 anos, chantageando a classe média Portugueses com a divida para melhor levarem a cabo um programa de todo o tipo de restrições. Como este governo tem conseguindo recuperar a economia publica e privada, eles não perdoam esta afronta.

é o chamado socialismo na gaveta Há 1 semana

Sim podes tu começar a emigrar, podes ir para a Coreia do Norte ou para a Venezuela! Ouvi dizer que precisam de comunas como tu para esses países! Por enquanto o Capitalismo ainda impera neste país apesar de ser desgovernado por socialistas/comunistas o que não deixa de ser um Enorme Paradoxo!

ver mais comentários
pub