Saúde Administração do sistema de saúde rejeita "intervenção artificial" na gestão de listas de utentes

Administração do sistema de saúde rejeita "intervenção artificial" na gestão de listas de utentes

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) rejeitou hoje que tenha existido "qualquer intervenção artificial" na gestão das listas de utentes, referindo que tem procurado melhorar os registos e informação sobre o desempenho das instituições.
Administração do sistema de saúde rejeita "intervenção artificial" na gestão de listas de utentes
Sara Matos
Lusa 17 de outubro de 2017 às 19:57
"A ACSS rejeita que tenha existido qualquer intervenção artificial na gestão das listas de utentes, tendo tido oportunidade de detalhar exaustivamente, em sede de contraditório à presente auditoria, todas as intervenções realizadas nesta área", refere em comunicado, a propósito de uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC).

Mais tempo de espera para uma consulta hospitalar e mais utentes a aguardarem por uma cirurgia entre 2014 e 2016 foram alguns dos aspectos identificados pelo TdC.

De acordo com o relatório da auditoria ao acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que incidiu no triénio 2014-2016, ocorreu "uma degradação do acesso dos utentes a consultas de especialidade hospitalar e à cirurgia programada".

De acordo com o Tribunal de Contas, "o Sistema Consulta a Tempo e Horas, gerido pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), não dispõe de informação completa e fiável, que garanta o respeito pelos tempos máximos de resposta aos utentes do SNS".

Em 2016, este sistema "cobriu apenas 34% do total de primeiras consultas de especialidade hospitalar realizadas no SNS (1.117.912 de 3.478.511 consultas)".

"Ao não ser universal", o sistema "não garante a todos os utentes as mesmas condições de acesso", concluíram os auditores.

O relatório prossegue, afirmando que "as diminuições verificadas em 2013 e 2016 no número de utentes a aguardar primeira consulta de especialidade hospitalar não traduzem uma melhoria efectiva do acesso, resultando de procedimentos administrativos de validação e limpeza das listas de espera, centralizados na ACSS".

A ACSS, que tem como missão assegurar a gestão dos recursos financeiros e humanos do Ministério da Saúde e do SNS, refere que tem realizado um trabalho de "melhoria contínua dos registos e da informação" sobre o desempenho das instituições do SNS, nomeadamente na área do acesso às cirurgias e às consultas hospitalares.

"Este trabalho foi reforçado em 2016, em articulação com todas as instituições do SNS, envolvendo, entre outras tarefas, a eliminação de erros administrativos que persistiam por limitações associadas ao sistema de informação de gestão do acesso às consultas e que colocavam em causa a obtenção de dados fiáveis e rigorosos", salienta.

A ACSS aponta que foi possível disponibilizar "informação robusta sobre áreas do acesso aos cuidados de saúde que até então não eram valorizadas" e que na área das cirurgias foram reforçados os procedimentos associados à gestão do acesso.

"O SIGA SNS -- Sistema Integrado de Gestão do Acesso ao SNS encontra-se em fase de implementação, trazendo novas regras e processos operacionais de gestão do acesso, numa perspectiva integrada e contínua e permitindo ultrapassar definitivamente as limitações dos actuais sistemas de informação do acesso à consulta e cirurgia", conclui.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Richard Há 4 dias

Contact Kayzed Consultants


Kayzed Helps the organization in getting ISO Certification and other significance done smoothly and cost effectively. Just fill the simple form and get in touch with us for any kind of services as ISO consultancy training, certification against various standards li

Saber mais e Alertas
pub