Europa Advogado diz que Puigdemont não quer esconder-se na Bélgica

Advogado diz que Puigdemont não quer esconder-se na Bélgica

O representante de Carles Puigdemont garantiu esta terça-feira que o ex-presidente da Generalitat não pretende esconder-se na Bélgica e adiantou que Puigdemont ainda não decidiu se pedirá asilo às autoridades belgas. Puigdemont fala ao final da manhã, em Bruxelas.
Advogado diz que Puigdemont não quer esconder-se na Bélgica
Lusa 31 de outubro de 2017 às 10:13

O ex-presidente da Generalitat não tem intenção de esconder-se na Bélgica e não decidiu se vai pedir asilo, disse hoje o advogado Paul Bekaert que está a assessorar Carles Puigdemont desde segunda-feira.

 

"Não fugiu de Barcelona" disse Bekaert em entrevista à rádio flamenga Radio 1, acrescentando que Puigdemont "tem todo o direito" de estar na Bélgica porque, disse, "não há nada contra ele".

 

Sobre o suposto pedido de asilo político, o advogado afirmou que se mantêm "todas as portas abertas".

 

"Uma pessoa pode pedir, mas obter o asilo político já é outra coisa", disse Paul Bekaert.

 

O ex-presidente da Generalitat está em Bruxelas desde segunda-feira na companhia de outros cinco ex-membros do governo autónomo da Catalunha, destituídos na sequência da aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola.

 

Bekaert, advogado especializado em casos de extradição e asilo político, representou Nitividadad Jáuregui, membro do grupo terrorista basco ETA, residente em Gante e que a Bélgica recusou extraditar depois de três ordens pedidas pela justiça espanhola, em 2004, 2005 e 2015.

 

Puigdemont vai falar em conferência de imprensa, em Bruxelas, hoje às 12:30 (11:00 em Lisboa).




pub