Mundo Ahmadinejad candidato às eleições presidenciais do Irão em Maio

Ahmadinejad candidato às eleições presidenciais do Irão em Maio

O ex-presidente iraniano conservador Mahmoud Ahmadinejad registou-se hoje como candidato às eleições presidenciais de Maio, apesar de o líder supremo Ayatollah Ali Khamenei o ter desaconselhado.
Ahmadinejad candidato às eleições presidenciais do Irão em Maio
Andrew Harrer/Bloomberg
Lusa 12 de abril de 2017 às 10:43
Ahmadinejad deslocou-se hoje à sede do Ministério do Interior em Teerão para acompanhar o vice-presidente Hamid Bagaí, também candidato, e finalmente preencheu os formulários do registo, segundo confirmou à agência espanhola EFE um responsável do seu gabinete.

Em Setembro do ano passado, Ahmadinejad anunciou que não iria concorrer às eleições presidenciais de maio.

"O líder supremo aconselhou-me a não participar na eleição e eu aceitei (...) Eu respeito a minha palavra. Pretendo simplesmente apoiar a candidatura do meu irmão Hamid Baghaie", disse Ahmadinejad na altura.

Mahmoud Ahmadinejad foi presidente do Irão entre 2005 e 2013.

A vitória de Mahmoud Ahmadinejad nas eleições presidenciais de 2009 foi marcada por denúncias de fraude por parte dos candidatos reformistas.

Na altura, os apoiantes dos reformistas contestaram a vitória de Ahmadinejad nas ruas iranianas, protestos que desencadearam uma forte repressão por parte das forças estatais.

A vaga de repressão fez dezenas de mortos e de feridos, bem como centenas de detenções.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub