Angola Angola contrata Mota-Engil para restaurar fortaleza em Luanda por 33,5 milhões de euros

Angola contrata Mota-Engil para restaurar fortaleza em Luanda por 33,5 milhões de euros

O Forte de São Francisco do Penedo, na província de Luanda, vai receber obras de restauro e apetrechamento, no valor de 37,7 milhões de dólares (33,5 milhões de euros), a serem executadas pela empreiteira Mota-Engil.
Angola contrata Mota-Engil para restaurar fortaleza em Luanda por 33,5 milhões de euros
Lusa 15 de junho de 2017 às 16:26

Segundo informação do sumário de um despacho presidencial de 14 de Junho, consultado hoje pela agência Lusa, foi igualmente aprovada a prestação de serviços de análise dos projectos e fiscalização da empreitada a cargo da empresa DAR Angola Consultoria, no valor total de 1,8 milhões de dólares (1,6 milhões de euros).

 

Também conhecida como Fortaleza do Penedo, localizada na capital angolana, trata-se de um monumento construído há séculos para reforço da defesa da cidade de São Paulo de Assunção de Loanda, no período colonial português, onde o tráfico de escravos para a América era intenso.

 

Entre 1933-1974, o forte chegou a ser Casa de Reclusão Militar, passando a ser utilizado após 1961, ano de início da luta armada de libertação de Angola, como prisão militar, função que se manteve um pouco depois da independência do país, a 11 de Novembro de 1975, com a detenção, ali, de vários implicados na tentativa de golpe de Estado de 27 de Maio de 1977.

 

O edifício, sob tutela do Ministério da Cultura, foi classificado, em 1992, como património histórico-cultural nacional.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Prioridades Angolanas 15.06.2017

Quando se pensa que os angolanos já não podem receber piores notícias, ...aí está mais uma.
Com milhares/milhões a passar fome e a viver nos musseques, eis que 33,5 milhões vão para restauração de património...é, de facto, uma prioridade...

g 15.06.2017

apesar de mais esta notícia favorável à motaengil,não deixa de ser curioso o tombo que sofreu hoje,afundou mais 2,5%,desde a distribuição do dividendo afundou mais de 25% e só ontem e antes de ontem deu um ar da sua graça, e recuperou 12%, mas ainda falta recuperar mais de 15% somado os2,5% de hoje!

Do Piçalho 15.06.2017

Pronto a filha do Zédu já está a pagar pelo dinheiro fugido ....o nosso camarada Coelho disse que quem se mete com o PS leva...a carteira fica vazia e a deles cheia ! E o Coelho está no lugar certo como diria o Primeiro ministro e os padres estão de acordo

AMANHÃ RATINGS BCP E PORTUGAL UPA UPA 15.06.2017


SIM SENHORES AMANHÃ OS RATINGS DO BCP E DE PORTUGAL UPA UPA E CONTINUAM A MARRAR PARA BAIXO E PELO TERCEIRO DIA CONSECUTIVO O MILENIUM BCP MUITOS PARABENS AOS ARTISTA DO DESCOBERTO MAS AMANHÃ NINGUÉM O SEGURA AMANHÃ BCP A 0 . 5 0