Economia António Costa afasta discussão sobre comboios de alta velocidade

António Costa afasta discussão sobre comboios de alta velocidade

O primeiro-ministro, António Costa, mostrou-se esta segunda-feira, em Madrid, convencido de que não voltará a haver um debate sobre as ligações ferroviárias de alta velocidade em Portugal, que inclui a ligação Lisboa a Madrid, antes de 2023.
António Costa afasta discussão sobre comboios de alta velocidade
Sara Matos/Negócios
Lusa 10 de abril de 2017 às 23:58

"A discussão sobre a alta velocidade é uma discussão que um dia inevitavelmente voltará, mas não creio que esse dia esteja no calendário desta legislatura [2015-2019] ou que esteja mesmo no calendário da próxima legislatura" [2019-2023], disse António Costa, num jantar da Câmara de Comércio Hispano Portuguesa na capital de Espanha.

 

Para o chefe do Governo português "é uma discussão que foi perdida, é um assunto encerrado por muitos e bons anos".

 

"Eu estou particularmente à vontade, porque é público e notório de que fui defensor da ligação de Portugal à rede de alta velocidade", disse António Costa, em resposta a uma pergunta de um empresário presente no encontro, que considerou "vergonhoso" que o serviço que faz a atual ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid demore 12 horas.

 

O antigo Governo socialista liderado por José Sócrates, de que António Costa fez parte, aprovou a construção de uma linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, mas em 2011, o Governo de Pedro Passos Coelho, apoiado pela coligação PSD/CDS-PP, chumbou o projeto, que considerou ser demasiado caro para o país.

 

O primeiro-ministro sublinhou que as prioridades atuais de ligação ferroviária entre os dois países são a eletrificação da linha entre o Porto e Vigo (Espanha) e a construção de uma linha ferroviária "de boa capacidade" entre Sines e Badajoz (Espanha).

 

No discurso que fez durante o jantar, António Costa incentivou os empresários presentes a investirem em Portugal, um país que considerou estar num momento de mudança e cada vez mais atrativo para o investimento estrangeiro.

 

A diminuição do défice orçamental para 2,1 % do PIB em 2016, a estabilidade política, a melhoria no mercado de trabalho e a estabilização do sistema financeiro foram alguns dos exemplos dados.

 

António Costa referiu que crescimento económico está a aumentar: "Não são ainda as taxas de crescimento de Espanha, mas lá chegaremos", disse.

 

O chefe de Governo recordou que o porto de Sines é aquele que mais perto está de Madrid e estimulou os empresários espanhóis a usarem-no como porta de entrada e saída das suas mercadorias para o resto do mundo.

 

Lisboa e Madrid realizam em 29 e 30 de maio próximo a habitual cimeira ibérica, que desta vez terá lugar no norte de Portugal.

 

António Costa participou hoje em Madrid numa cimeira dos sete países do sul da União Europeia.

 




A sua opinião119
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

1 overall draft picks Offseason Overhaul (NFC): North | East West | South | Hierarchy Schein: The most underrated QB of all time Debate: Is Romo a Hall of Famer? Prospect focus: Best RB in draft since Peterson Carr: Who is the most pro-ready QB prospect? Rosenthal: Six teams that must ace the draf

Anónimo Há 2 semanas

Cooking healthy recipes at home is fun and easy.

[url=http://americanhealthrecipes.blogspot.com/][img]http://careprostforwomen.ru/pictures/american-health-recipes.jpg[/img][/url]

[url=http://americanhealthrecipes.blogspot.com/][b]American Health Recipes[/b][/url]

Anónimo Há 2 semanas


[url=http://best-onlinestore.net/?q=Percocet] [b]Order Percocet Online - Click Here!!![/b][/url]

-----------------------------------------------


- No prescription
- Free Consultation
- Free Overnight delivery
- 24/7 Client Support
- And Much More ...


------------------------------

Anónimo Há 2 semanas

Los Angeles Chargers safety: There are more starting safety jobs open than there are quality free agents and draft picks to fill them
They blamed it on either a hoax or a hack
we will have to start talking about Brady's career in eras instead of in totality
[url=http://www.authenticcincinnatib

ver mais comentários
pub