Política António Costa sublinha desafio de década de convergência com União Europeia

António Costa sublinha desafio de década de convergência com União Europeia

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou hoje que o desafio para o futuro passa por transformar os últimos nove meses de crescimento económico nos primeiros de "uma década de convergência sustentada" com a União Europeia.
António Costa sublinha desafio de década de convergência com União Europeia
Lusa 25 de setembro de 2017 às 17:23

Discursando no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, no âmbito de uma sessão plenária sobre a estratégia nacional para Portugal pós-2020, o chefe do Governo apontou como grande desafio para o futuro conseguir convergir com a União Europeia, depois de o país ter interrompido esse processo "no início deste século".

 

Os últimos três trimestres, realçou, "têm sido uma excepção" nesse contexto de "estagnação, recessão, algum crescimento" que se assistiu em Portugal, no século XXI.

 

"O desafio que temos é como transformamos estes nove meses não numa excepção, mas nos primeiros nove meses de uma década de convergência sustentada com a União Europeia, do ponto de vista económico, do ponto de vista social, do ponto de vista das nossas capacidades de qualificação e de inovação", afirmou o primeiro-ministro.

 

Para alcançar esse desafio, António Costa propõe que a estratégia para o pós-2020 tenha como três "elementos fundamentais" a qualificação, a inovação e a valorização dos recursos nacionais.

 

O líder do executivo falava no início da sessão que decorreu à porta fechada, com excepção do seu discurso inicial.

 

No início da sessão centrada na inovação, António Costa apontou o mar, as condições "ímpares" do país de produzir energia limpa e ainda o desenvolvimento rural e da floresta como oportunidades que Portugal deve aproveitar e valorizar.

 

A sessão, que começou por volta 15:20, conta com a participação do ministro da Educação, do ministro da Economia, do ministro do Planeamento e Infraestruturas e do ministro da Ciência e Ensino Superior.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
General Ciresp Há 3 semanas

Coitadito do malabarista.Quando viu os ladroes a porta,fugiu para parte incerta.

E sublinha muito bem Há 3 semanas

Força Benfica!!!

pub