Eleições Autárquicas: Afluência às urnas sobe este ano para 22,05% ao meio-dia

Autárquicas: Afluência às urnas sobe este ano para 22,05% ao meio-dia

Já mais pessoas votaram até ao meio dia do que nas últimas autárquicas.
Autárquicas: Afluência às urnas sobe este ano para 22,05% ao meio-dia
Lusa 01 de outubro de 2017 às 13:23

A afluência dos eleitores às urnas até às 12:00 situou-se este domingo, 1 de Outubro, em 22,05%, o valor mais alto deste indicador registado nos últimos actos eleitorais autárquicos, à mesma hora, segundo dados do Ministério da Administração Interna.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, a afluência às urnas até às 12:00 situou-se nos 19,44%, abaixo dos valores registados nas anteriores eleições autárquicas.

Em 2009, à mesma hora, a afluência às urnas era de 21,3% e, em 2005, de 20%.

No acto deste domingo, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de mil participações, entre pedidos de esclarecimento e queixas, relacionadas com as eleições autárquicas, disse à agência Lusa o porta-voz da estrutura, indicando que a votação decorre com normalidade.

"Não temos conhecimento de qualquer boicote, houve apenas alguns atrasos na abertura de mesas de voto, muitos por causas de ordem funcional", afirmou João Tiago Machado, especificando que os atrasos se deveram à chegada tardia dos boletins de voto ou à falta de pessoas suficientes para abrir as mesas de voto às 08:00.


Neste momento, acrescentou, todas as assembleias eleitorais estão a funcionar normalmente.

As queixas remetidas à Comissão Nacional de Eleições (CNE) relacionam-se sobretudo com publicações nas redes sociais e alegados comportamentos indevidos de autarcas, no que respeita ao dever de imparcialidade e neutralidade.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Dado o que se passou nas últimas eleições, contava encontrar no boletim de voto um local para ser efectuado o endosso a favor de terceiros .

pub