Mundo Ban Ki-moon considera Guterres "uma excelente escolha" para a sua sucessão na ONU

Ban Ki-moon considera Guterres "uma excelente escolha" para a sua sucessão na ONU

O actual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou hoje em Roma que o antigo primeiro-ministro português António Guterres foi "uma excelente escolha" para a sua sucessão. 
Ban Ki-moon considera Guterres "uma excelente escolha" para a sua sucessão na ONU
Reuters
Lusa 06 de Outubro de 2016 às 14:52

"Conheço muito bem Guterres e considero que representa uma excelente escolha", declarou Ban aos 'media' à margem de um encontro com o Presidente italiano, Sergio Mattarella.

 

Guterres, que entre 2005 e 2015 assumiu o cargo de Alto-comissário da ONU para os Refugiados, "demonstrou uma forte compaixão por milhões de pessoas forçadas a deixaram as suas casas", acrescentou Ban. 

 

"A sua anterior experiência de primeiro-ministro de Portugal [1995-2002], o seu vasto conhecimento dos assuntos mundiais e a sua viva inteligência vão ser-lhe muito úteis para dirigir as Nações Unidas num período crucial", considerou ainda.

 

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi indicado na quarta-feira como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia Geral.

 

O Conselho de Segurança anunciou na quarta-feira que o português foi o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

 

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar hoje numa votação formal a indicação do nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, concretizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

 

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-Moon e entra em funções a 1 de Janeiro de 2017.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Montrond 06.10.2016


"Ban Ki-moon considera Guterres "uma excelente escolha" para a sua sucessão na ONU"... O sr. Ban Ki-Moon quer fazer das pessoas parvas? Então, o sr. apoiou descarada e publicamente Kristalina Georgieva, em conluio com Angela Merkel, e aparece agora a felicitar hipocritamente o Engenheiro António Guterres? Numa situação desta, o silêncio seria bem mais honroso do que qualquer este elogio serôdio com sabor a falsidade.

Caradepau 06.10.2016

...grande hipócrita!

Anónimo 06.10.2016


SALÁRIO MÉDIO DOS PROFESSORES PORTUGUESES É O 3.º MAIS ALTO DA EUROPA, EM 2015.

"No caso dos docentes com salários mais altos, em que o rendimento dos docentes é superior ao PIB per capita, Portugal aparece em destaque como o terceiro com salários mais elevados da Europa: Bosnia Herzegovina (327%), Chipre (282%) e Portugal (245%)."

Relatório da Eurydice.

Anónimo 06.10.2016

OUTRO HIPÓCRITA. APOIOU A DO LESTE E AGORA VEM CONGRATULAR-SE PELA VITÓRIA DE GUTERRES.

pub
pub
pub
pub