Política BE vai aguardar por esclarecimentos de Mário Centeno no "local próprio"

BE vai aguardar por esclarecimentos de Mário Centeno no "local próprio"

O BE considerou hoje que só o ministro das Finanças poderá esclarecer as suas declarações a propósito da Caixa Geral de Depósitos, aguardando por essas explicações que serão feitas "no local próprio", a comissão parlamentar de inquérito.
Lusa 10 de fevereiro de 2017 às 14:37

À margem de um almoço para assinalar os 10 anos da vitória do sim no referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, a deputada do BE Mariana Mortágua foi questionada pelos jornalistas se o ministro das Finanças tem condições para continuar no cargo caso se confirmem as acusações da direita de que Mário Centeno mentiu no parlamento e ocultou comunicações com o antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos António Domingues.

 

"Quanto às declarações do ministro só ele as poderá esclarecer e haverá um momento próprio para isso que é a comissão de inquérito. O ministro já foi chamado à comissão de inquérito e portanto aguardaremos por essas declarações e por esses esclarecimentos que serão feitos no local próprio, que é a comissão de inquérito à Caixa" [Geral de Depósitos], respondeu.

 

Mariana Mortágua tinha começado por recordar que "o Bloco de Esquerda já teve oportunidade de dizer publicamente" que entende que "todo este processo foi muito mal conduzido pelo Governo e pelo Ministério das Finanças".

 

"Ainda assim, e apesar disso, o problema foi efectivamente resolvido na Assembleia da República com o contributo decisivo do Bloco de Esquerda para impor a transparência e, diga-se de passagem, foi esse contributo que levou até, segundo as declarações, à demissão da administração da Caixa que não entendia ser necessário entregar as declarações de transparência", recordou.

 

Ao final da manhã de hoje, o primeiro-ministro, António Costa, reafirmou a sua confiança no ministro das Finanças, acusado de mentir no inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos, e acusou o PSD e o CDS-PP de se dedicarem "às tricas".

 

António Costa fez questão de "deixar clara" a sua confiança em Mário Centeno e afirmou que a demissão do ministro das Finanças, já pedida pela oposição, "está fora de questão".

 

O CDS-PP também já reiterou hoje que o Ministério das Finanças "procurou ocultar" comunicações com António Domingues, insistiu que mentir numa comissão de inquérito pode constituir crime e desafiou o ministro e o primeiro-ministro a retirarem consequências.

 

"Mentir numa comissão de inquérito é politicamente grave e pode, inclusivamente, nos termos da lei, constituir crime. O senhor ministro das Finanças e o senhor primeiro-ministro terão de retirar as suas consequências", declarou o CDS-PP, em comunicado, em que reitera o que o porta-voz do partido e deputado João Almeida afirmou em conferência de imprensa na quinta-feira.

 

A tomada de posição dos centristas segue-se a uma declaração escrita do ministro das Finanças, Mário Centeno, em que acusou o CDS de truncar factos para produzir uma "vil tentativa de assassinato" do seu carácter.

 




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

Se passos não pagou a segurança social por esquecimento como qualquer português normal 'e assim crucificado imagina o Sócrates que anda aí numa boa que roubou milhões ao país além de nós ter deixado uma bancarrota .lolos







mas não esse é um herói junto com os que lá estão

Bela Há 1 semana

PASSOS RETRATA-TE DAS MENtiRAS QUE DISSESTE AINDA ESTSVAS EM CAMPANHA E POR AI EM DIANTE E jJA AGORA JA PAGASTE OS IMPOSTOS A SEGURaNCA socIAL?

Viracara Há 1 semana

...o Bloco que se arvorava como "arauto e defensor da verdade"...afinal quando cheira a poder é mais da mesma hipocrisia...fecha os olhos e vira a cara aceitando como "animal domesticado" o compactuar com a mentira e a falta de carácter...MUITO triste!!...e uma pouca vergonha...!

Anónimo Há 1 semana

Se fosse a direita a mudar leis só para encher o bolso de regalias e ordenados chorudos e estes a serem pagos com o nosso suor que todos os dias inchamos com impostos até ao tutano, está geringonça até os comiam vivos ,mas assim não aguardam serenamente pela explicação do mentiroso compulsivo

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub