PS e PSD chumbam mudança da data de pagamento das pensões
BE propõe que todas as reformas sejam pagas no mesmo dia, mas a proposta será hoje inviabilizada
15 Abril 2010, 14:51 por Catarina Almeida Pereira | catarinapereira@negocios.pt
3
Enviar por email
Reportar erro
0
O PS e o PSD vão esta tarde votar contra a proposta do Bloco de Esquerda que prevê a alteração do dia de pagamento de pensões.
O PS e o PSD vão esta tarde votar contra a proposta do Bloco de Esquerda que prevê a alteração do dia de pagamento de pensões.

Os bloquistas afirmam que as pensões são pagas nos dias 7 ou 10 do mês seguinte a que dizem respeito. Contestam ainda o facto de serem pagas em diferentes dias do mês, consoante o meio de pagamento, o calendário de fins-de-semana e a posição do beneficiário numa lista que está por ordem alfabética. O projecto de lei apresentado pelo BE propõe que todas as pensões sejam pagas no dia 30 do mês a que se refere a pensão.

“Tivemos muitas reclamações de idosos que precisam, por exemplo, de pedir dinheiro emprestado para pagar a renda”, justificou ao Negócios a deputada Mariana Aiveca, sublinhando que o sistema de pagamentos vem dificultar a gestão do orçamento familiar de quem recebe valores baixos.

“Isso não é verdade”, refere o deputado socialista José Albano. “Os pagamentos são efectuados no próprio mês em que são devidos. Houve alguma falta de atenção por parte do Bloco de Esquerda”, argumenta, justificando o voto contra do PS. O deputado admite a inconveniência de existirem diferentes dias de pagamento, mas refere que ainda não se conseguiu encontrar melhor sistema do que o pagamento por ordem alfabética.

Também o PSD se prepara para votar contra o projecto de lei, inviabilizando a proposta, afirmou ao Negócios o deputado Adão Silva.

A pensão média de 1,6 milhões de pensionistas do regime geral é de 409,45 euros por mês. Mas os quase 27 mil que recebem a pensão social têm apenas direito a 187,18 euros por mês, sublinha o Bloco de Esquerda, na exposição de motivos.

3
Enviar por email
Reportar erro
0