União Europeia Bélgica desbloqueia tratado entre a UE e o Canadá

Bélgica desbloqueia tratado entre a UE e o Canadá

Os responsáveis políticos belgas chegaram hoje a acordo para desbloquear o acordo de comércio entre a União Europeia e o Canadá, conhecido como Acordo Integral de Economia e Comércio (CETA, na sigla em inglês).
Bélgica desbloqueia tratado entre a UE e o Canadá
Reuters
Negócios 27 de Outubro de 2016 às 12:54
O acordo - que deveria ser assinado hoje - tem o apoio dos restantes 27 países da União Europeia, mas estava até agora bloqueado pela Valónia, uma região francófona belga com 3,6 milhões de habitantes. A má reputação dos tratados comerciais e o crescimento de partidos mais à esquerda terá levado os socialistas valões a travarem o processo. Sem a sua aprovação, a Bélgica não podia dar o seu aval a este tratado transatlântico, que demorou sete anos a negociar.

A atitude mereceu comparações com as aventuras de Astérix contra os romanos. Uma analogia que os valões rejeitam. "Não somos o Astérix. Não temos a poção mágica, mas temos a força das nossas convicções", afirmou o presidente do Parlamento da Valónia André Antoine. 

Esta manhã, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, anunciou aos jornalistas que os responsáveis políticos belgas chegaram a acordo para desbloquear o tratado. Das negociações saiu um texto comum, que procura acalmar as preocupações relacionadas com a importação de produtos agrícolas e os mecanismos de arbitragem entre empresas e Estados.

"Todos os parlamentos podem agora aprovar [o acordo] até amanhã à meia-noite. Um passo importante para a UE e o Canadá", escreveu Charles Michel no Twitter.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
O Poder das Multinacionais Há 1 semana

O poder das multinacionais é este ! não há governo ou povo que resista . . .

Corrupto Há 1 semana

Incrivel ! ninguem explica como e quais as "contrapartidas" - que as houve não há dúvida ! ALGUEM SABE O QUE O "TRATADO" IMPLICA e como afeta Portugal ? Foi votado na Assembleia da Républica ?

Anónimo Há 1 semana

Má notícia para todos nós e uma machadada incrível na democracia, que morre com este processo. Acabou. As coorporações ganharam e agora o voto nada importa, pois os estados deixam de governar, sendo substituídos pelas coorporações. Qualquer lei paga indeminização às empresas.

pub
pub
pub
pub