Américas Bomba H: o que é e como funciona

Bomba H: o que é e como funciona

O dispositivo que a Coreia do Norte diz ter testado com sucesso este fim-de-semana terá sido alvo de miniaturização para poder caber num míssil. Funciona assim a bomba termonuclear alegadamente desenvolvida por Pyongyang.
Bomba H: o que é e como funciona
Reuters
David Santiago 04 de setembro de 2017 às 09:20
Bomba de Hidrogénio (bomba H) ou Bomba Termonuclear é um mecanismo que produz uma explosão em duas fases, com a fissão de um átomo a provocar uma posterior reacção de fusão atómica. Ao contrário da bomba atómica (bomba A), cuja reacção é provocada pela fusão dos núcleos dos átomos de plutónio ou urânio, a bomba H baseia-se na fusão de átomos que compõem o hidrogénio, resultando numa explosão nuclear.

Assim, primeiro verifica-se uma reacção de cisão nuclear e depois uma reacção de fusão nuclear. A primeira explosão emite raios X que acabam por provocar a segunda explosão, espoletada pela fusão do trítio e do deutério, dois isótopos do hidrogénio. Trata-se de uma tecnologia mais sofisticada do que a da bomba A e que têm um poder de destruição ainda mais devastador.

Apesar de, por natureza, estes isótopos se repelirem mutuamente, os raios X enfraquecem esta força repelente facilitando a sua fusão. Depois é esta fusão que provoca uma enorme libertação de energia. Este tipo de bomba nunca foi utilizado em cenário de guerra. Pyongyang garante ter começado a desenvolver esta tecnologia em 2013.

A Coreia do Norte assegurou este fim-de-semana, antes do ensaio da bomba H, que tinha conseguido miniaturizar este dispositivo de forma a poder ser integrado num míssil balístico intercontinental.



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Quem é que vendeu a tecnologia e conhecimentos? Há 2 semanas

- China e Rússia.
Quem é que deve solucionar esta questão?
- China e Rússia.

... QUE PODE LANÇAR O MUNDO NUM CONFLITO NUCLEAR Há 2 semanas

Os EUA são o expoente do ultraliberalismo, onde o dinheiro foi erigido à condição de verdadeiro deus.
Porém, isto não inibe de discorrer q foi espantoso e lamentável o discurso de JERÓNIMO, q tt fala em paz, ao branquear, por omissão, na Festa do Avante, o criminoso regime da COREIA DO NORTE ...

Anónimo Há 2 semanas

Em que é que a camarada locutora de cor de rosa está sentada para dar tantos saltinhos orgásmicos?

Anónimo Há 2 semanas

Há muito tempo que Portugal tem o hidrogénio nas munições da G3. Estamos mais avançados que os coreanos.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub