Europa Brexit já tem data e hora

Brexit já tem data e hora

Theresa May deixou “preto no branco” quando se dará a saída do Reino Unido da União Europeia. A proposta de lei vai ser discutida pelos deputados na próxima semana.
Brexit já tem data e hora
Neil Hall/Reuters
Wilson Ledo 10 de novembro de 2017 às 11:21

Quando, às 23 horas de 29 de Março de 2019, o Reino Unido deixar a União Europeia, a saída será silenciosa. As badaladas do Big Ben não se vão fazer sentir, porque o mítico relógio estará a ser arranjado.

Os contornos do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que prevê a saída de um Estado-Membro da União Europeia, já apontavam para 29 de Março de 2019 – devido ao período de dois anos de negociação - mas a primeira-ministra britânica, Theresa May, vem agora colocar "preto no branco", expressão da própria, a data e hora dessa separação.

A proposta de lei segue para o Parlamento, onde vai ser discutida pelos deputados dos diferentes partidos, que podem acrescentar o seu contributo. May já avisou que não vai "tolerar" tentativas de obstrução ao processo.

"Que ninguém duvide da nossa determinação ou questione a nossa decisão, o Brexit está a acontecer", afirmou num artigo publicado no The Telegraph. No referendo realizado em 2016, 51,9% dos britânicos exprimiram a sua vontade em sair da União Europeia.

A pressão para um avanço nas negociações tem sido constante junto a May. Ainda esta semana, vários empresários – que têm encontro marcado com a governante na próxima segunda-feira – de França, Alemanha e Itália pediram maior celeridade. Porque a demora, dizem, fá-los pensar no pior caso possível. O mesmo é dizer: sair.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
MayFora Há 1 semana

Os ingleses que sempre tiverem a mania que são diferentes. Andaram a saquear o planeta. Agora estão preocupados com uns imigrantezecos. Nunca estiveram concretamente na UE. Um pé fora e meio dentro e o outro meio tipo esperteza. Fazem muito bem em desaparecer de vez.

Anónimo Há 1 semana

Not gonna happen

Observador Há 1 semana

Para quem estava com tanta pressa de sair da UNIÃO EUROPEIA , na prática mais me parece que a VELOCIDADE de saída é a tipo TARTARUGA ..

Vitor Há 1 semana

Rule, Britannia!

pub