Função Pública Câmara de Lisboa vai contratar mais de 100 pessoas em diversas áreas

Câmara de Lisboa vai contratar mais de 100 pessoas em diversas áreas

Os 19 concursos vão abrir entre Julho e Setembro. Há vagas em diversas áreas para licenciados, mas a maior fatia será para condutores, electricistas e mecânicos. Ao mesmo tempo, a autarquia vai facilitar aumentos salariais por mobilidade.
Câmara de Lisboa vai contratar mais de 100 pessoas em diversas áreas
Bruno Simões/Negócios

A Câmara Municipal de Lisboa vai abrir, entre Julho e Setembro, 19 concursos externos – abertos aos trabalhadores do privado – em diversas áreas de licenciatura, incluindo Direito, engenharias e medicina veterinária. Mas as maiores fatias dos 106 postos de trabalho destinam-se a condutores de máquinas pesadas e veículos especiais, electricistas, calceteiros ou mecânicos.

A decisão foi anunciada esta quarta-feira numa reunião com jornalistas pelo vereador de Recursos Humanos, João Paulo Saraiva, que estima que os concursos demorem cerca de um ano e meio, e que as admissões sejam feitas no final de 2018. A questão será levada esta quinta-feira a reunião de Câmara.

Aumentos salariais por mobilidade

O novo concurso surge acompanhado de um segundo anúncio sobre processos que na prática facilitam aumentos salariais através da mobilidade entre carreiras: o município vai permitir a consolidação da mobilidade na carreira ou na categoria a 770 pessoas – entre as quais estarão 687 bombeiros – o que significa que estes trabalhadores consolidam a sua posição depois de um aumento salarial.

E vai ainda abrir "nos próximos meses" concursos que permitam a outras cem pessoas que entretanto obtiveram um novo grau de escolaridade mudarem de carreira, aumentando o salário.

Questionado sobre se o momento escolhido está relacionado com a proximidade de eleições autárquicas, o responsável indicou antes outras justificações.

"Tivemos até ao ano passado a resolver problemas extraordinários, relacionados com carências graves na higiene urbana e bombeiros". "Resolvidas estas duas questões" e tendo em conta o facto de o Governo só ter facilitado o recrutamento e a mobilidade em legislação relativa a 2016, o município afirma que pretende agora evitar que haja falta de pessoal em situações futuras. "Estamos a fazer o que nos compete".

O vereador argumenta que os aumentos remuneratórios são justos - já que no caso da mobilidade intercarreiras as pessoas adquiriram um novo grau de escolaridade – e que as contratações são necessárias tendo em conta as aposentações, a "dinâmica à volta da reabilitação" e as novas tecnologias.

O concurso externo custará mais um milhão de euros por ano, o que de acordo com João Paulo Saraiva é mais do que compensado pela poupança de 1,6 milhões que o município estima obter em dois anos de aposentações.




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 21.06.2017

Com o Sócretino também foi assim. A conta acbará por chegar mas as xuxas já estrão instalados e no Estado não se pode despedir. A única diferença é que o Sócretino escorraçava os esquerdalhas do BE e PCP. Agoras estes também fazem parte da pandilha.

comentários mais recentes
Porto a capital de Portugal ou separação 22.06.2017

3 veterinários para cuidar dos animais da esquerda parasitária que tomaram de assalto lisboa e o país. Contra estes mouros Porto a capital de Portugal

O boyada Medina 22.06.2017

Somente com p cartão esquerdalha poderá entrar nesse concurso exclusivo do Medina esquerdalha merdalha & restantes irmaos metranhas da esquerda

Professor Pinho doutorado em corrupção 22.06.2017

Jobs for medina and kosta boys & bostas

Mr.Tuga 22.06.2017

Só o César dos aXores e lider do clube da Ar e do Largos dos RATOS, já "recomendou" 99 familiares!

ver mais comentários
pub