Autarquias Câmaras recebem até 65% das multas de estacionamento

Câmaras recebem até 65% das multas de estacionamento

Mesmo que as multas de estacionamento sejam aplicadas pela PSP ou GNR, parte do encaixe vai para os cofres camarários. A medida integra o plano de descentralização do Estado para o poder local.
Câmaras recebem até 65% das multas de estacionamento
Pedro Elias/Negócios
Negócios 29 de maio de 2017 às 10:00

As câmaras municipais vão passar a arrecadar até 65% das multas por estacionamento nas cidades e vias fora das localidades que estejam sob a sua jurisdição. O tema faz manchete do Jornal de Notícias desta segunda-feira, 29 de Maio.


O encaixe vai ser possível para as autarquias mesmo que as ilegalidades tenham sido detectadas pela PSP ou pela GNR.


A medida surge no diploma sectorial sobre estacionamento público, enviado à Associação de Municípios pelo Governo, no âmbito do programa de descentralização do Estado para o poder local, contextualiza o jornal.


Se o condutor for apanhado pelos fiscais ou polícias municipais, e dependendo da gravidade da contra-ordenação, a câmara municipal retém 55 ou 65% da multa. Se esse trabalho for feito pela PSP ou GNR, os cofres camarários ficam com 35%.


Hoje, lembra o JN; só o Estado e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária têm direito a esta contribuição. A última entidade fica aliviada de funções: só as contra-ordenações graves e muito graves serão tratadas de forma centralizada.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub