Autarquias Câmaras vão ter 10 milhões para carros eléctricos

Câmaras vão ter 10 milhões para carros eléctricos

O primeiro concurso para os municípios comprarem carros eléctricos vai ser lançado em Janeiro. As aquisições vão ser financiadas pelo novo Fundo Ambiental.
Câmaras vão ter 10 milhões para carros eléctricos
Miguel Baltazar
Negócios 21 de dezembro de 2016 às 10:32

O Governo vai dar 10 milhões às autarquias portuguesas para comprarem carros eléctricos. O primeiro concurso vai ser lançado em Janeiro e poderão concorrer os municípios interessados em equipar os seus serviços ambientais municipais.

A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Notícias esta quarta-feira, 21 de Dezembro, que cita o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

As aquisições vão ser financiadas pelo novo Fundo Ambiental que vai arrancar em Janeiro com uma dotação de 154 milhões de euros. A compra de veículos eléctricos normais será financiada a fundo perdido em 50%.

Já veículos eléctricos específicos (para recolha de resíduos, desentupimento de colectores, corte de relva, limpeza urbana ou varredouras) vão ser financiados a fundo perdido em 75%.

O Fundo Ambiental vai destinar 47,2 milhões de euros a novos projectos. Do total, 32,2 milhões destinam-se a projectos indicados pelo Governo, enquanto 15 milhões são para concursos públicos.

Outro dos projectos apoiados vai ser um projecto piloto de prevenção de incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês, com 3,3 milhões de euros.

Já cinco milhões destinam-se a pagar a dívida dos municípios do interior ao grupo Águas de Portugal, que é quem capta a água na nascente e depois vende às autarquias, que revendem depois a água às famílias e empresas.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
eduardo.santos 22.12.2016

Carros elétricos .... - -Financiados , provavelmente são postos á venda pelo dobro do preço e desse modo o estado ainda lucra com a negociata .--- é o habitual .

pub