Política Canadá acaba com obrigação de vistos para mexicanos

Canadá acaba com obrigação de vistos para mexicanos

O Canadá aboliu esta quinta-feira a obrigação de visto para os mexicanos, uma medida imposta pelo anterior governo canadiano em resposta a um fluxo de requerentes de asilo oriundos do México.
Canadá acaba com obrigação de vistos para mexicanos
Lusa 01 de Dezembro de 2016 às 22:58

O governo liberal canadiano considerou que "o levantamento da obrigação de visto sublinha a grande importância que o Canadá atribui à amizade com o México".

 

Nos Estados Unidos, o presidente eleito, Donald Trump, quer reforçar a protecção no acesso ao território norte-americano para os mexicanos.

 

No final da cimeira das Américas, em Junho, em Otava, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, chegaram a acordo sobre esta medida.

 

A obrigação de visto era um ponto de divergência entre os dois países, desde que a medida foi imposta pelo anterior governo conservador de Stephen Harper.

 

Durante a campanha, Justin Trudeau prometeu acabar com esta exigência de visto para os cidadãos mexicanos.

 

Com esta decisão, as relações bilaterais entre o Canadá e o México vão melhorar e "contribuir para aumentar as oportunidades comerciais e de negócios, bem como as possibilidades de investimento", considerou John McCallum, ministro da Imigração canadiano. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub