Economia Carlos Costa: Aumento de capital da CGD é importante para financiar a economia

Carlos Costa: Aumento de capital da CGD é importante para financiar a economia

O aumento de capital que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai realizar é importante para melhorar o financiamento à economia, disse hoje no Parlamento o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Lusa 13 de Abril de 2012 às 20:16
"A CGD é um agente muito importante na liquidez à economia. O aumento de capital é muito bem-vindo na libertação do potencial de crescimento que a CGD tem", Afirmou Carlos Costa na audição na comissão parlamentar para o acompanhamento das medidas do programa de assistência financeira a Portugal.

No Orçamento rectificativo, entregue no final de Março no Parlamento, o Estado destina mil milhões de euros para um aumento de capital do banco público de modo a a reforçar sua "solidez financeira".

Já a terceira revisão do memorando de entendimento da 'troika' refere que a Caixa Geral de Depósitos "vai ser providenciada com um apoio de capital de cerca de 1650 milhões de euros (...) para a ajudar a cumprir os requisitos de capital no final de Junho, resultantes do exercício da Autoridade Bancária Europeia", lê-se no documento conhecido a semana passada.

O banco público está impedido pela 'troika' de aceder aos 12 mil milhões de euros de fundo de recapitalização para o sector financeiro.

De acordo com as necessidades de capital estimadas pelo regulador europeu em Dezembro, a CGD era o banco português que precisava de mais dinheiro: 1.834 milhões de euros.




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Visto 15.04.2012

Como a música, deixa-me rir ...

00SEVEN 15.04.2012


Será mesmo? Ou será para pagar viagens em primeira classe a 10.000 Euros, cada, ajudas de custo para suprir reduções salariais e financiamentos a alguns privilegiados?

Anónimo 14.04.2012

Os cifroes da CGD,vao diteitinhos para o governo, que e quem la manda tal e qual como nos correios.Portanto dr carlos costa, o dinheiro nao chega a economia

Anónimo 14.04.2012

Digam e assumam a verdade,este aumento de capital é para incubrir as imparidades(BCP,PT,CIMPOR,ZON,BPN,etc)tenham vergonha

ver mais comentários
pub