Carlos Costa: Aumento de capital da CGD é importante para financiar a economia
13 Abril 2012, 20:16 por Lusa
9
Enviar por email
Reportar erro
0
O aumento de capital que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai realizar é importante para melhorar o financiamento à economia, disse hoje no Parlamento o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
"A CGD é um agente muito importante na liquidez à economia. O aumento de capital é muito bem-vindo na libertação do potencial de crescimento que a CGD tem", Afirmou Carlos Costa na audição na comissão parlamentar para o acompanhamento das medidas do programa de assistência financeira a Portugal.

No Orçamento rectificativo, entregue no final de Março no Parlamento, o Estado destina mil milhões de euros para um aumento de capital do banco público de modo a a reforçar sua "solidez financeira".

Já a terceira revisão do memorando de entendimento da 'troika' refere que a Caixa Geral de Depósitos "vai ser providenciada com um apoio de capital de cerca de 1650 milhões de euros (...) para a ajudar a cumprir os requisitos de capital no final de Junho, resultantes do exercício da Autoridade Bancária Europeia", lê-se no documento conhecido a semana passada.

O banco público está impedido pela 'troika' de aceder aos 12 mil milhões de euros de fundo de recapitalização para o sector financeiro.

De acordo com as necessidades de capital estimadas pelo regulador europeu em Dezembro, a CGD era o banco português que precisava de mais dinheiro: 1.834 milhões de euros.

9
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: