IMI Casas devolutas: 20 câmaras vão ter IMI a triplicar em 2017
IMI

Casas devolutas: 20 câmaras vão ter IMI a triplicar em 2017

Lisboa, Porto, Cascais, Sintra, Almada e Covilhã são algumas das autarquias que vão aplicar esta penalização que visa dinamizar a reabilitação de edifícios e o mercado de arrendamento, escreve o DN.
Negócios 19 de dezembro de 2016 às 09:31

Duas dezenas de autarquias já comunicaram à Autoridade Tributária e Aduaneira que pretendem triplicar a taxa do IMI (imposto municipal sobre imóveis) para as casas devolutas ou em ruínas. Essa penalização será sentida pelos proprietários já em 2017.

 

Em resposta ao DN, fonte oficial do Ministério das Finanças confirmou que "foram identificados por 20 municípios prédios considerados devolutos para os quais é pretendida, com referência a 2016, a aplicação da taxa de IMI elevada ao triplo". Lisboa, Porto, Cascais, Sintra, Almada e Covilhã são algumas das autarquias que vão ter essa penalização.

 

Como explica o mesmo jornal, a decisão sobre a aplicação desta taxa agravada é favorecida este ano pela possibilidade de identificação das casas que estão abandonadas. É que, "pela primeira vez, as empresas fornecedoras de água, electricidade e gás estão obrigadas a comunicar às autarquias uma lista da ausência de contratos de fornecimento ou de consumos muito baixos".

 

Esta medida, defendida pelas Câmaras como um instrumento para dinamizar a reabilitação de edifícios e o mercado de arrendamento, está a ser contestada pelas associações de proprietários. Argumentam que muitas destas casas estão em zonas sem procura, relatando que os seus associados estão a ser penalizados por não conseguirem arrendar uma casa.

Por outro lado, como o Negócios noticiou a 12 de Dezembro, no ano eleitoral de 2017, os autarcas decidiram dar um bónus aos seus eleitores e quase uma centena vai baixar a taxa do IMI. Não se regista nenhuma subida face a 2016 e quase metade das câmaras optam pela taxa mínima, de 0,3%,




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 19.12.2016


O BURACO ANUAL DA C.G.A CUSTA MAIS CARO… DO QUE O RESGATE DE UM BANCO


O défice orçamental do OE 2017, é de 3016 milhões de Euros...

e o buraco anual das pensões dos ladrões FP / CGA em 2017, é de 4600 milhões de Euros.

CONCLUSÃO: SÓ EXISTE DÉFICE EM 2017, DEVIDO AO BURACO DA CGA!


comentários mais recentes
Anónimo 19.12.2016


O BURACO ANUAL DA C.G.A CUSTA MAIS CARO… DO QUE O RESGATE DE UM BANCO


O défice orçamental do OE 2017, é de 3016 milhões de Euros...

e o buraco anual das pensões dos ladrões FP / CGA em 2017, é de 4600 milhões de Euros.

CONCLUSÃO: SÓ EXISTE DÉFICE EM 2017, DEVIDO AO BURACO DA CGA!


Horacio Pires Peres 19.12.2016

Parece uma ditadura, se tens algo ou fazes o que as camaras querem ou então pagas mais. Já pensaram que as pessoas podem não ter dinheiro para restaurar as casas? ou terem medo de arrendar ?

Dono dos Burros 19.12.2016

Camponio da beira, nem a campónio chegas. O pai da lei soviética que congelou as rendas foi o teu ídolo António Salazar, ainda tu não eras nascido imbecil. Cala-te e volta para o curral, que eu já lá vou por-te a albarda, temos que carregar uns sacos de batatas para o mercado.

Anónimo 19.12.2016

Eu tenho o meu empréstimo entre particulares graças a esta senhora. Ele pode ajudar você, como eu, você que estão em necessidade, é acessível e siga as instruções, você terá o seu empréstimo em 72 horas. Ele é real e não uma piada. Oferta válida de € 5.000 a € 1.000.000.
dsuperant@gmail.com

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub