Impostos Casas entregues aos bancos vão mesmo pagar AIMI

Casas entregues aos bancos vão mesmo pagar AIMI

O Diário de Notícias escreve, na sua edição desta sexta-feira, 12 de Maio, que apenas os imóveis penhorados pela banca ficarão fora da contabilidade do Adicional ao IMI. Os restantes, que tenham sido entregues pelos clientes que não conseguem pagar, vão suportar imposto.
Casas entregues aos bancos vão mesmo pagar AIMI
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 12 de maio de 2017 às 08:57

Os bancos vão suportar uma das fatias mais elevadas do novo adicional ao IMI, introduzido com o Orçamento do Estado para 2017. Isto porque terão de pagar imposto sobre o valor patrimonial tributário (VPT) acumulado das casas que tenham recebido dos clientes em dação em pagamento, isto é, de pessoas que, não podendo pagar as prestações mensais, devolveram os imóveis aos bancos.

 

Segundo escreve o Diário de Notícias, na sua edição desta sexta-feira, 12 de Maio, apenas ficarão de fora dessa contabilização os imóveis que tenham sido penhorados pelos bancos a clientes com dívidas, uma vez que esses, enquanto não forem vendidos, continuam a manter-se na titularidade dos proprietários originais.

 

O AIMI, recorde-se, aplica-se à soma do VPT dos imóveis destinados à habitação que estejam na titularidade de um mesmo proprietários. Até 600 mil euros há isenção, mas daí para a frente começa a aplicar-se uma taxa. Primeiro de 0,7%, e depois de 1%, para valores acima de um milhão de euros. Para as empresas a taxa é de 0,4% e sem direito a qualquer isenção.

 

Os bancos estão particularmente expostos, uma vez que muitos dos imóveis que receberam a titulo de dações em cumprimento são, precisamente, destinados à habitação, pelo que não poderão escapar ao imposto.

 

Os representantes da banca têm mantido o silencia sobre o assunto e, refere o Diário de Notícias, que tentou o contacto, voltam agora a fazê-lo.  O AIMI vai agora começar a ser liquidado, durante o mês de Junho, sendo para pagar em Setembro.


A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

AS VIVENDAS PAGAM MUITO MENOS IMI DO QUE OS APARTAMENTOS, EM PROPORCIONALIDADE. ESSA LEI DO IMI TEM DE SER REVISTA. UMA VIVENDA OCUPA O ESPAÇO DE UM PRÉDIO MAS SÓ PAGA UMA ÍNFIMA PARTE DO IMI QUE PAGA UM PRÉDIO COM A MESMA ÁREA. AS VIVENDAS TEM DE COMEÇAR A PAGAR MUITO MAIS IMI.

Conselheiro de Trump Há 2 semanas

A FOME por vezes nao deixa ver onde se ferra:os bancos estao praticamente todos RAKITICOS.A margem de manobra praticamente esta vedada,vedada pelo fina flor mario draghi e agora tambem pelo faminto gerigonca.NAo fomos vacinados no momento proprio contra a crise de 2008 e ela continua a marcar passo.

saraiva14 Há 2 semanas

Por que é que os Bancos têm que pagar IMI sobre os imóveis!? Os Bancos estão lá a viver!? Têm as casas arrendadas!?

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub