Europa Catalunha: Participação às 13:00 locais abaixo das eleições de 2015

Catalunha: Participação às 13:00 locais abaixo das eleições de 2015

Nas primeiras quatro horas de votação nas eleições catalãs que decorrer esta quinta-feira a afluência às urnas situava-se ligeiramente abaixo da participação verificada nas eleições autonómicas realizadas em 2015.
Catalunha: Participação às 13:00 locais abaixo das eleições de 2015
Reuters
Negócios com Lusa 21 de dezembro de 2017 às 15:15

As autoridades catalãs referiram esta quinta-feira, 21 de Dezembro, que mais de um terço dos eleitores recenseados votaram nas primeiras quatro horas das eleições para o parlamento regional, enquanto o Governo de Madrid destacou a normalidade e ausência de incidentes.

Os dados divulgados pela comissão eleitoral oficial indicavam uma taxa de participação de 34,7% às 13:00 locais (12:00 em Lisboa), ligeiramente inferior aos 35,1% registados à mesma hora nas eleições de 2015.

As sondagens das últimas semanas previam a maior taxa de participação destas eleições regionais, acima dos 80%. 

Os catalães votam hoje para o parlamento regional numas eleições em que o bloco de partidos que defendem a unidade de Espanha vai tentar "roubar" a maioria conseguida na eleição autonómica anterior pelo campo independentista que defende a secessão face a Madrid.

As últimas sondagens dão um empate técnico entre os dois blocos, sem que nenhum consiga a maioria absoluta, mas o aumento da taxa de participação e a transferência votos dentro de cada bloco torna o resultado imprevisível.

As eleições decorrem tradicionalmente num domingo, mas as autoridades centrais de Madrid, que convocaram o escrutínio na sequência de uma inédita crise política e posterior accionar do artigo 155 da Constituição da Espanha, optaram por um dia útil para evitar a votação na véspera de Natal.

Mais de 5,5 milhões de catalães estão inscritos nos cadernos eleitorais. Os resultados deverão ser divulgados no final do dia após o encerramento das assembleias de voto às 20:00 locais (19:00 em Lisboa).

 

 




pub