Finanças Públicas Cativações podem passar a ser divulgadas mensalmente

Cativações podem passar a ser divulgadas mensalmente

Segundo noticia hoje o Público, o Governo português está a estudar a possibilidade de começar a divulgar mensalmente o valor das cativações orçamentais.
Cativações podem passar a ser divulgadas mensalmente
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 08 de setembro de 2017 às 09:01

O diário escreve que este ano o Governo está a descativar despesa mais rápido do que no ano passado. Além disso, perante o descontentamento da esquerda e da direita com o recurso a este mecanismo, estão a ser ponderadas alterações no modelo de divulgação.

 

Existe a possibilidade de essa informação passar a constar dos relatórios de execução orçamental, publicados mensalmente pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), permitindo aos deputados e ao público acompanhar a sua evolução. Está também em cima da mesa discutir como se passa a lei todas as cativações orçamentais.

 

O que o Governo não parece disposto a discutir é a eliminação de um mecanismo decisivo para cumprir o défice do ano passado. No ano passado foram cativados 942 milhões de euros. 

 

Até ao final de Agosto deste ano, escreve também o Público, tinham sido descativados 710 milhões de euros. Um valor muito superior aos 104 milhões em igual período do ano passado. Contudo, há ainda 1.171 milhões por descativar. 




pub