Cavaco Silva: "Não é combatendo-nos uns aos outros que vamos combater a crise"
25 Abril 2012, 12:38 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt
4
Enviar por email
Reportar erro
0
Presidente da República voltou a apelar ao diálogo de concertação entre o Governo, os partidos da oposição e os parceiros sociais.
"Em momentos como este, é essencial assegurar a coesão do país. É nestas alturas que temos de nos manter unidos. Exige-se, por isso, um esforço permanente de diálogo e concertação entre o Governo, os partidos da oposição e os parceiros sociais. Este tem sido, aliás, um dos nossos principais activos", afirmou Cavaco Silva na intervenção na sessão solene do 25 de Abril, na Assembleia da República.

Assinalando que existe “espaço para pluralidade de opinião”, alertou que “não é combatendo-nos uns aos outros que vamos combater a crise”.

Uma crise que voltou a classificar de grave. "Por mais de uma vez, sublinhei a importância de falar verdade aos portugueses. Agora, a verdade dos tempos difíceis é reconhecida por todos", sublinhou, assinalando estar "plenamente consciente da situação do país, dos problemas concretos dos portugueses", sobretudo ao nível do desemprego, precariedade dos jovens no mercado de trabalho e existência de novos pobres.

“Temos que fazer um esforço colectivo para enfrentar os problemas”, disse Cavaco Silva, que dedicou grande parte do seu discurso à necessidade de melhorar a imagem de Portugal no exterior.

“Queremos que os estrangeiros saibam que o nosso melhor activo são as pessoas”, disse Cavaco Silva, destacando a “capacidade notável” dos portugueses “de adaptação às dificuldades do presente”, bem como do espírito de solidariedade “notável”.

Reiterou também que Portugal está “a cumprir de forma rigorosa de determinada” o acordo celebrado com troika, mostrando que “Portugal sabe honrar os seus compromissos”.

Finalizou o discurso com a habitual mensagem de esperança. Portugal está a passar por um “dos períodos mais complexos da sua história recente. Com o espírito do 25 de Abril, iremos vencer.



4
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: