Economia CDS admite censura ao Governo

CDS admite censura ao Governo

O partido reúne esta terça-feira a comissão executiva. No final do encontro, por volta das 15:30, será feita uma declaração.
CDS admite censura ao Governo
Miguel Baltazar
Marta Moitinho Oliveira 17 de outubro de 2017 às 13:24
O CDS avalia esta terça-feira a possibilidade avançar com uma moção de censura ao Governo na sequência dos incêndios que este Verão mataram mais de 100 pessoas. A informação foi avançada pelo jornal Público. O Negócios confirmou que esta possibilidade não está excluída.

O jornal conta que a questão em cima da mesa é que este pode ser a "razão mais válida" no espaço da legislatura para avançar com uma censura ao Executivo. 

Para as 15:30 está já marcada uma declaração aos jornalistas na sede do partido, depois de uma decisão da comissão executiva.  

Na segunda-feira, o primeiro-ministro António Costa rejeitou demitir a ministra da Administração Interna e prometeu para sábado decisões no âmbito da protecção civil, na sequência do relatório da comissão técnica independente que deixou um conjunto de recomendações depois das mortes de Pedrógão em Junho deste ano. 

Os incêndios deste domingo acrescentaram 37 vítimas mortais. 

Os partidos que suportam o Governo na Assembleia têm recusado também pedir a demissão de Constança Urbano de Sousa, embora peçam uma alteração de políticas. 

Para ter sucesso, a censura ao Governo teria de ter a maioria dos votos no Parlamento. CDS e PSD - que têm assumido o grosso das críticas ao Executivo - não têm votos que cheguem para viabilizar uma censura. 

No entanto, esta pode ser uma tomada de posição para pressionar o Presidente da República, a quem a líder do partido, Assunção Cristas, já pediu uma audiência.  



A sua opinião16
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Água Ráz Há 3 dias

Os democratas que governam sem ganhar e que defenderam a fórmula do roubo ,agora já condenam a Cristas só porque a senhora tem 4 filhos para criar e não quer morrer queimada como leitão da bairrada numa qualquer estrada! Deitem no mestre da táctica e deixem-no governar e alguma vez há-de ganhar

Anónimo Há 3 dias

Quem pode confiar nesta peixeira q até assina documentos na praia sem ler? Vai cozer meias e talvez n isso saibas fazer. Se pensares bem também estás metida nesta embrulha com a quantidade de eucaliptos q mandas-te plantar q foste mtª-Puseste o pais num barril de pólvora.

Anónimo Há 3 dias

A Srª. Cristas está deslumbrada com uns votos a mais em Lisboa
mas esquece que há três anos atrás era Ministra da Agricultura e
Pescas e em 4 anos , não fez nada para resolver o flagelo dos
incêndios. Vá BUGIAR oportunistas ,imbecìs e imcompetentes está o
país FARTOOOOOOOOOOOOOOO.

Neves Há 3 dias

O quê que esta senhora fez quando no governo anterior era responsável pelo ordenamento do território para alem de promover a plantação, veja-se bem, de eucaliptos? Que falta de vergonha na cara. Censurada vais ser tu que nada fizeste.

ver mais comentários
pub