Obrigações Centeno: decisão da S&P traduz "crescente reconhecimento do progresso notável de Portugal"

Centeno: decisão da S&P traduz "crescente reconhecimento do progresso notável de Portugal"

O Ministério das Finanças já reagiu à retirada do "rating" de Portugal do nível de lixo, dizendo que "nunca duvidou que o progresso inequívoco que Portugal fez ao longo dos últimos anos seria reconhecido".
Centeno: decisão da S&P traduz "crescente reconhecimento do progresso notável de Portugal"
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 15 de setembro de 2017 às 21:22

"A decisão da Standard and Poor’s traduz o crescente reconhecimento, por parte de agentes institucionais e privados, do progresso notável que Portugal tem vindo a fazer na economia e nas contas públicas", afirmou o ministro das Finanças, Mário Centeno, em comunicado enviado às redacções.

Centeno sublinha ainda que "a Standard and Poor’s baseia a sua decisão no reconhecimento da recente mudança estrutural ocorrida no sector financeiro, na abrangência do crescimento económico, alicerçado numa forte dinâmica de investimento e de exportações, e no controlo da despesa e da dívida pública".

 

No comunicado do Ministério tutelado por Centeno salienta-se que a S&P se junta assim à canadiana DBRS na atribuição da classificação de um grau de investimento à dívida portuguesa. Isto depois da perspectiva positiva já atribuída pelas agências Fitch e Moody’s.

 

"A decisão abre caminho ao alargamento da base de investidores na dívida da República Portuguesa e, assim, à melhoria das suas condições de financiamento. Este efeito permitirá a melhoria das condições de financiamento das famílias e empresas portuguesas", diz o documento das Finanças.

 

A avaliação positiva da Standard and Poor’s surge na sequência de "sólidos resultados económicos e financeiros que Portugal alcançou, incluindo nas suas contas públicas, entre os quais se destacam a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, o défice mais baixo do seu período democrático, o maior crescimento económico deste século e uma criação de emprego que supera a média da União Europeia", acrescenta.

 

"O Governo nunca duvidou de que o progresso inequívoco que Portugal fez ao longo dos últimos anos seria reconhecido. Para dar continuidade a esse progresso, o Governo reitera o compromisso de seguir um caminho de equilíbrio das contas públicas e de crescimento sustentável e inclusivo, preservando os sucessos alcançados e aprofundando o esforço reformista orientado para melhorar o potencial de crescimento do país", conclui o comunicado.



(notícia actualizada às 21:30)




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Sem Tino tás lixado... 15.09.2017

O BCE agora vai retirar os estímulos vamos ver se consegues andar, e levar o país para a frente. Chegaste até aqui devido ao trabalho do Passos que safou Portugal da bancarrota socialista, vamos ver que fibra é a tua!!!

felizes aqueles que compraram BCP em saldos 15.09.2017

a partir de 2 ª FEIRA o MILENIUM BCP vai LIGAR o TURBO e vai RECUPERAR tudo aquilo que os shorts lhe roubaram os SHORTS por sua vez QUE FORAM apanhados na curva com esta noticia inesperada sairam de FININHO com as calças na MÃO

2 ª feira é o RATING do BCP UPA UPA UP 15.09.2017

BCP a ação com mais POTENCIAL na EUROPA Há 4 horas

2ª FEIRA UPA UPA UPA MILENUM BCP

Organization Analyst Latest change Latest note Recommendation Price target

JBCapitalMarkets José Martins Soares 15 Sep. 17 15 Sep. 17 Buy €0.33

Saber mais e Alertas
pub