CGD perdeu 1.270 milhões de euros em títulos noutras empresas desde 2008
15 Junho 2012, 19:29 por Lusa
5
Enviar por email
Reportar erro
0
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) perdeu 1.270 milhões de euros em títulos desde 2008 devido à evolução negativa dos mercados, disse hoje o presidente do conselho de administração do banco público, Fernando Faria de Oliveira.
"A Caixa, por força da evolução do mercado capitais, registou desde 2008 até agora imparidades de títulos de 1.842 milhões de euros", disse Faria de Oliveira, durante uma audiência na comissão parlamentar de Economia. "Porquê? Exclusivamente devido à crise nos mercados de capitais."

As perdas da Caixa foram atenuadas porque, no mesmo período, a CGD obteve 572 milhões de euros em dividendos através das participações que detém, disse o presidente do conselho de administração da CGD.

Faria de Oliveira mencionou estes números em resposta a uma questão do deputado do PCP Agostinho Lopes. O deputado comunista eleito por Braga questionou os motivos que levavam o banco do Estado a querer vender a sua participação na cimenteira Cimpor, e em outras empresas.

Faria de Oliveira respondeu-lhe que um banco público, e a banca em geral, devem afastar-se da gestão de participações em outras entidades.

"É natural procurar que a actividade bancária não inclua actividades em títulos cuja volatilidade possa ter um grande peso sobre os seus balanços. Outras entidades poderão ocupar o lugar dos bancos" nesta área, disse Faria de Oliveira.

5
Enviar por email
Reportar erro
0
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: