Economia Cidadãos vão poder tratar de todos os documentos pessoais no mesmo sítio

Cidadãos vão poder tratar de todos os documentos pessoais no mesmo sítio

A partir de Abril, em Lisboa e Lamego os cidadãos terão a possibilidade de tratar da carta de condução, cartão do cidadão e passaporte no mesmo sítio e à mesma hora, avança o DN. O objectivo é estender a todo o país.
Cidadãos vão poder tratar de todos os documentos pessoais no mesmo sítio
Bruno Simão/Negócios
Negócios 05 de abril de 2017 às 10:08

Tratar dos cartões pessoais no mesmo sítio e à mesma hora vai ser possível a partir deste mês de Abril, em Lisboa e Lamego, segundo adiantou a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, em entrevista ao Diário de Notícias. A mesma fotografia e assinatura poderão ser utilizadas para o cartão de cidadão, carta de condução e passaporte.

"Acabámos de assinar um protocolo e no mês de Abril já vai ser possível ir à conservatória e dar os dados uma única vez. Assim, os cidadãos já não têm de se deslocar a vários sítios. A fotografia e a assinatura servem para os três documentos em simultâneo", revelou a governante àquele jornal. "É uma mudança de paradigma na prestação de serviços. O objectivo é racionalizar os recursos da administração pública".

A possibilidade de fazer a carta de condução numa conservatória do registo civil será testada este mês, numa primeira fase, no Campus de Justiça, em Lisboa, e também na conservatória de Lamego. "Se correr tudo bem, faz-se depois a expansão para todo o país", garantiu Anabela Pedroso.

Segundo o DN, o mesmo acontecerá com outras duas novas medidas-chave do plano de acção Justiça Mais Próxima: as iniciativas Tribunal Mais e Espaço Óbito.




pub