Mundo Como é que a Irlanda é o terceiro maior credor dos EUA?

Como é que a Irlanda é o terceiro maior credor dos EUA?

É sobejamente conhecido que a China é o maior credor dos EUA. O que provoca alguma surpresa é a Irlanda ser o terceiro. Como é que o país tem este estatuto?
Como é que a Irlanda é o terceiro maior credor dos EUA?
Sara Antunes 24 de setembro de 2017 às 11:00

Que a China é ao maior credor dos EUA não causa perplexidade. Já a Irlanda ser o terceiro maior credor deste país causa alguma estranheza. Como é que um país com um produto interno bruto (PIB) de cerca de 294 mil milhões de dólares consegue deter mais de 310 mil milhões de dólares de dívida americana?

 

Estes números foram divulgados no início desta semana, revelando assim que a China se mantém como o maior credor dos EUA, seguida pelo Japão e pela Irlanda, com esta última a destronar as Ilhas Caimão no pódio.

 

O Marketwatch salienta que, ao contrário do Japão, a Irlanda não tem um fundo de pensões nem seguradoras que têm a obrigação de deter dívida governamental de longo prazo para cobrir obrigações legais. Nem tem exportadoras de grande dimensão, como a China.

 

Então o que justifica esta posição? Os analistas apontam para que a justificação esteja nas empresas americanas e gestores de fundos, que estabeleceram sede no país para beneficiarem em termos de impostos.

 

Actualmente é na Irlanda que se encontram as sedes europeias da Google, do Facebook, da Apple e da Microsoft. Estas quatro empresas, em conjunto com a Amazon, cuja sede europeia é no Luxemburgo, detêm mais de 200 mil milhões de dólares em dívida governamental, adianta o Marketwatch.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Noticia retardada no tempo e na Há 3 semanas

origem. Esta na hora da UR perguntar a Irlanda se quer continuar na UE ? se quer terá que seguir as diretrizes e deixar de ser um mana certas empresas pagarem (muito) menos impostos. Quando a UE autuou a Amazon e a Google, a Irlanda não concordou (tentando) opor-se. Resta à UE mostrar quem manda.

Anónimo Há 3 semanas

Hó general e então como vamos de Vistos Gold? É para antes das eleições ou só para depois ? Já agora se os neo-liberais são tão amigos dos paraísos fiscais, porque razão não se manifestam agora que querem limitar os benefícios que Portugal tem dado aos reformados estrangeiros... estranho não é?

pub