Economia Concelhos vão ter núcleos de bombeiros profissionalizados

Concelhos vão ter núcleos de bombeiros profissionalizados

O objectivo, segundo o Público, não é substituir os corpos de bombeiros voluntários nem sequer criar uma estrutura pública paralela de bombeiros.
Concelhos vão ter núcleos de bombeiros profissionalizados
Cofina Media
Negócios 25 de novembro de 2017 às 12:22
O Governo vai avançar com núcleos de bombeiros profissionalizados em todos os municípios do país, sobretudo naqueles com maior risco de incêndio. Esta é, segundo o Público deste sábado, 25 de Novembro, uma das mudanças no âmbito da restruturação dos bombeiros em preparação.

A criação destes núcleos não implica, no entanto, reduzir a importância dos bombeiros voluntários nem criar um novo corpo público de bombeiros: "São nove mil voluntários, uma massa humana que mais nenhum país tem e que não ser ignorada nem desperdiçada", disse um responsável do Governo.

"O que não pode continuar a existir é corpos aparentemente profissionalizados, que são pagos pelo Estado para estarem um número de horas nos quartéis, mas depois não têm capacidade de dar resposta nem têm formação como a que deve ser exigida," disse a mesma fonte ao jornal.

A formação profissional dos bombeiros vai ser feita em escola própria e integrada no sistema nacional formação superior.