Finanças Públicas Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos

Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Maio para um novo valor máximo na série que começa há quase vinte anos. Empresários também têm melhores perspectivas, mas há diferenças sectoriais.
Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos
Miguel Baltazar/Negócios

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em Maio, para um novo valor máximo desde o início da série que começa em 1997, devido ao contributo positivo de todas as componentes, mas especialmente das perspectivas em relação ao emprego e à evolução da situação económica do país.



A informação divulgada esta terça-feira, 30 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que o indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários também voltou a aumentar, depois de ter caído nos três meses precedentes.

Construção mais confiante, comércio menos

Neste caso, porém, há diferenças sectoriais, já que a subida é sobretudo registada na construção e obras públicas.

Na indústria transformadora o indicador de confiança estabilizou em Maio, "interrompendo a expressiva trajectória positiva" iniciada há quase um ano. As opiniões sobre procura global contribuíram positivamente, mas as apreciações sobre evolução dos stocks de produtos acabados e perspectivas de produção pesaram negativamente.

No comércio, o indicador diminuiu ligeiramente em Maio, ao contrário do que aconteceu no mês anterior, por causa das perspectivas de actividade e stocks.

Nos serviços, o indicador de confiança voltou a aumentar.

(Notícia actualizada às 9:48 com mais informação)




A sua opinião19
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 30.05.2017


PS - PCP - BE - e seus votantes - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos ladrões FP-CGA.

comentários mais recentes
Anónimo 30.05.2017

Ó Anónimo, o que tás dizendo, por outras palavras, é que a tua querida Mãe deu à luz a todos os votantes do PS - PCP - BE!! Grande Mulher!!

Anónimo 30.05.2017


PS - PCP - BE - e seus votantes - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos ladrões FP-CGA.

Afper 30.05.2017

Com a geringonça esquerdista há cada vez mais milagres numéricos.
As engenharias matemáticas dão para tudo.

Já somos 3 30.05.2017

2 comentadores aí abaixo são de opinião que o PSD vai levar um grande rombo. Tambem estou convencido disso. O PSD não vai resistir ao impacto da boa governaçãodo de Costa e secundado pela geringonça. Realmente Costa está a ser uma agradavel surpresa. Está a demonstrar que é um excelente politico.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub