Finanças Públicas Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos

Confiança dos consumidores regista novo máximo de quase 20 anos

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Maio para um novo valor máximo na série que começa há quase vinte anos. Empresários também têm melhores perspectivas, mas há diferenças sectoriais.

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em Maio, para um novo valor máximo desde o início da série que começa em 1997, devido ao contributo positivo de todas as componentes, mas especialmente das perspectivas em relação ao emprego e à evolução da situação económica do país.



A informação divulgada esta terça-feira, 30 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que o indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários também voltou a aumentar, depois de ter caído nos três meses precedentes.

Construção mais confiante, comércio menos

Neste caso, porém, há diferenças sectoriais, já que a subida é sobretudo registada na construção e obras públicas.

Na indústria transformadora o indicador de confiança estabilizou em Maio, "interrompendo a expressiva trajectória positiva" iniciada há quase um ano. As opiniões sobre procura global contribuíram positivamente, mas as apreciações sobre evolução dos stocks de produtos acabados e perspectivas de produção pesaram negativamente.

No comércio, o indicador diminuiu ligeiramente em Maio, ao contrário do que aconteceu no mês anterior, por causa das perspectivas de actividade e stocks.

Nos serviços, o indicador de confiança voltou a aumentar.

(Notícia actualizada às 9:48 com mais informação)




A sua opinião19
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
mais votado Anónimo 30.05.2017


PS - PCP - BE - e seus votantes - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos ladrões FP-CGA.

comentários mais recentes
Anónimo 30.05.2017

Ó Anónimo, o que tás dizendo, por outras palavras, é que a tua querida Mãe deu à luz a todos os votantes do PS - PCP - BE!! Grande Mulher!!

Anónimo 30.05.2017


PS - PCP - BE - e seus votantes - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos ladrões FP-CGA.

Afper 30.05.2017

Com a geringonça esquerdista há cada vez mais milagres numéricos.
As engenharias matemáticas dão para tudo.

Já somos 3 30.05.2017

2 comentadores aí abaixo são de opinião que o PSD vai levar um grande rombo. Tambem estou convencido disso. O PSD não vai resistir ao impacto da boa governaçãodo de Costa e secundado pela geringonça. Realmente Costa está a ser uma agradavel surpresa. Está a demonstrar que é um excelente politico.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub