Política Constança Urbano de Sousa a pior ministra e Centeno o ministro preferido

Constança Urbano de Sousa a pior ministra e Centeno o ministro preferido

A incidência acima do normal de incêndios ao longo de 2017, em especial durante o Verão, está a penalizar a popularidade da responsável pela Administração Interna que é cada vez mais considerada como a pior ministra do Governo. Já Mário Centeno é visto como o melhor ministro.
Constança Urbano de Sousa a pior ministra e Centeno o ministro preferido
Miguel Baltazar
David Santiago 31 de agosto de 2017 às 19:50

Continua a deteriorar-se a popularidade da ministra da Administração Interna, penalizada por incidência muito acima da média de incêndios verificada ao longo de 2017, designadamente durante o Verão ainda em curso.

 

A sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, cujo trabalho de campo foi realizado entre os dias 29 e 30 de Agosto, indica que Constança Urbano de Sousa é vista como a pior ministra do Governo socialista.

 

Entre os barómetros de Junho (realizado antes do incêndio de Pedrógão Grande) e Agosto foi exponencial o aumento de inquiridos que vêem em Constança Urbano de Sousa o pior elemento do elenco governativo.

 

Em Junho apenas 3,3% dos entrevistados pela Aximage apontavam a Urbano de Sousa como a pior ministra. Essa percentagem cresceu para 18% em Julho (já depois de Pedrógão), altura em que Urbano de Sousa dividia com Azeredo Lopes (12,4%) o epíteto de piores ministros da equipa liderada por António Costa.

 

Os incêndios e o roubo de equipamento militar em Tancos justificavam estas avaliações, já que até então Mário Centeno, responsável pela pasta das Finanças, era considerado simultaneamente considerado como o melhor e o pior ministro do Governo (o que se explica com o facto de ser Centeno o ministro de que mais inquiridos se recordam, de forma espontânea, quando instados a pronunciar o nome de um membro do Executivo).

 

Contudo, a persistência de fogos no território nacional – até 31 de Julho a área ardida em Portugal era já 485% superior à média dos últimos 10 anos, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas - e a saída do caso de Tancos da agenda mediática explicam que, no barómetro de Setembro, Azeredo Lopes passa quase despercebido na avaliação feita aos ministros: 0,1% consideram o titular da Defesa o melhor ministro e 2,4% o pior.

 

Já Constança Urbano de Sousa viu a percentagem de entrevistados pela Aximage que a consideram o pior membro do Governo crescer, em Setembro, para 26,3%. É por larga margem que Urbano de Sousa é considerada a pior ministra, sendo que o ministro mais próximo é o responsável pela Saúde, Adalberto Campos Fernandes, visto por 7,8% como o pior ministro. 

 

Centeno cada vez mais destacado nas preferências


O ministro das Finanças continua a granjear simpatia junto dos portugueses, o que não será alheio ao bom desempenho da economia em 2017. Ainda esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 2,8% para 2,9%, o crescimento homólogo do PIB no segundo trimestre.

 

Mário Centeno é o melhor ministro para 33,2% dos inquiridos pela Aximage, uma melhoria face aos 29% de Julho. 

Quem também permanece nas preferências dos portugueses é o presidente da República. No entender de 87,4% dos entrevistado pela Aximage considera que Marcelo Rebelo de Sousa tem acutado "bem" desde que chegou a Belém.  





A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
António Ribeiro Há 5 dias

Exma. Ministra Adm. Interna, permita-me dizer a minha opinião sobre o que se está a passar no nosso Pais ao nivel de incêndios, com mortes, sabe porquê? porque a Srª Ministra é bastante inteligente, foi o que saquei do seu Currículo, no entanto no plano prático V. Exa. não é operacional, demita-se.

General Ciresp 31.08.2017

Tenho de dar cumprimentos ao patalogo que conseguiu extrair o mais fraco de entre os fracos.A ser assim os meus sinceros.

pub