Impostos Contabilistas vão a votos a 20 de Dezembro

Contabilistas vão a votos a 20 de Dezembro

A eleição para bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados foi agendada para dia 20 de Dezembro. Há quatro candidatos na corrida ao lugar que, durante anos a fio, foi ocupado por Domingues de Azevedo.  
Contabilistas vão a votos a 20 de Dezembro
Bruno Simão
Negócios 19 de setembro de 2017 às 17:33

As eleições para a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) foram agendadas para o próximo dia 20 de Dezembro. As candidaturas deverão ser formalizadas até 21 de Outubro, perfilando-se até ao momento quatro candidatos.


O anúncio foi feito esta terça-feira, 19 de Setembro, por Manuel dos Santos, presidente da mesa da Assembleia Geral, que nos últimos meses tem estado debaixo de fogo por parte de algumas candidaturas devido à forma como conduziu todo este processo, tendo permitido arrastar a data das eleições para próximo da quadra natalícia.

De acordo com o calendário, a 20 de Dezembro serão eleitos os novos membros da Assembleia Representativa, do Conselho de Jurisdição, do Conselho Fiscal e o bastonário, um cargo que foi moldado à imagem de Domingues de Azevedo, e que está a ser transitoriamente ocupado por Filomena Moreira, sua antiga vice-presidente.

As próximas eleições prometem ser disputadas, perfilando-se até ao momento quatro candidatos. São eles António Lopes Pereira, membro da comissão de controlo e qualidade da OCC; Filomena Martins, contabilista de Leiria; José Araújo, contabilista de Setúbal; e Paula Franco, até há poucos meses assessora da direcção da Ordem.

A data das eleições foi marcada depois de, no sábado, se ter realizado a assembleia geral para aprovar o regulamento eleitoral, um passo intermédio considerado indispensável por Manuel dos Santos, presidente da mesa da assembleia geral, mas que foi publicamente contestada por duas candidaturas.

Apesar da contestação, o regulamento eleitoral acabou aprovado por "ampla maioria dos votos", segundo uma nota que consta da página electrónica da OCC, que, contudo, não os contabiliza.

A OCC tem 72 mil associados, cerca de metade dos quais no activo. Na última assembleia geral houve 428 que marcaram presença, aos quais se somam 281 que se fizeram representar, segundo informação oficial. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub