Eleições Contas fechadas nas autárquicas: PS ganha em 161 câmaras, PSD fica com 98

Contas fechadas nas autárquicas: PS ganha em 161 câmaras, PSD fica com 98

Está fechada a contagem de votos das autárquicas que se realizaram este domingo. O PS conseguiu o melhor resultado de sempre com 161 câmaras, o PSD afundou e ficou com o pior de sempre – 98 municípios. O PCP também, registando apenas 24 câmaras.
Contas fechadas nas autárquicas: PS ganha em 161 câmaras, PSD fica com 98
Bruno Colaço
Bruno Simões 02 de outubro de 2017 às 18:47

Está oficialmente encerrado o escrutínio provisório das eleições autárquicas que se realizaram este domingo. Os resultados – que serão oficialmente validados nas 308 Assembleias de Apuramento Geral que se realizam a partir desta terça-feira, dia 3 – mostram que o PS obteve o seu melhor resultado autárquico de sempre, conquistando a presidência de 161 câmaras – 159 em que concorreu sozinho e duas coligações, no Funchal e em Felgueiras.

 

Na esmagadora maioria das câmaras que conquistou, o PS (sozinho ou coligado) conseguiu garantir 144 maiorias absolutas. Foi esse o caso de Paulo Cafôfo, no Funchal (numa coligação com o Bloco, o Juntos pelo Povo, o PDR e o Nós, Cidadãos) e de Nuno Fonseca em Felgueiras, numa coligação com o Livre. Já não foi isso que aconteceu em Lisboa, onde Fernando Medina ficou a um vereador da maioria absoluta.

 

O PSD, por seu turno obteve o pior resultado da sua história e, sozinho ou coligado, não conseguiu chegar sequer à centena de municípios. Os social-democratas conquistaram sozinhos 79 municípios, outros 16 em coligação com o CDS, dois em listas conjuntas com o CDS e o PPM e um em coligação com CDS, PPM e MPT. No total, 98.

 

O PCP também viveu a pior noite autárquica da sua história, tendo conquistado apenas 24 municípios e perdendo, de caminho, importantes bastiões como Almada, Barreiro, Alcochete ou Beja – todas para o PS. Face a 2013, os comunistas perdem 10 câmaras. Até ontem, o pior resultado de sempre dos comunistas (que concorrem coligados com Os Verdes na Coligação Democrática Unitária – CDU) tinha sido 28 câmaras, em 2001 e 2009. O melhor? 54 câmaras, em 1982.

 

CDS passa para seis câmaras, independentes sobem para 17

 

O CDS também tem razões para sorrir, tendo conseguido somar, às cinco câmaras que conquistou em 2013, um novo município este domingo: Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro (que era liderado pelo PSD). Além das seis presidências, os centristas tornaram-se ainda a segunda maior força política na câmara de Lisboa, onde elegeram quatro vereadores, e viram Rui Moreira (independente que concorreu com apoio do CDS) ganhar com maioria absoluta no Porto.

 

Os movimentos independentes reforçaram o número de câmaras municipais face a 2013, passando de 13 para 17. Além de Rui Moreira, Isaltino Morais protagonizou a vitória mais mediática de um candidato independente, vencendo em Oeiras com maioria absoluta. O partido Juntos Pelo Povo repetiu a vitória na câmara de Santa Cruz, na Madeira, o município onde se localiza o aeroporto da região. Já o Nós, Cidadãos ganhou a presidência da câmara de Oliveira de Frades.

 

Independentes lideram 402 freguesias, PCP perde 31 e Bloco conquista zero

 

Nas freguesias, o PS conquistou 1.309 (sozinho ou coligado), o que significa que, além da Associação Nacional de Municípios (ANMP), vai também manter a presidência da Associação Nacional de Freguesias (Anafre). O PSD, sozinho e em listas com outros partidos, conseguiu 1.167 freguesias, bem longe dos socialistas.

 

Face a 2013, o PCP perdeu 31 freguesias, detendo agora 139. Os movimentos independentes obtiveram a presidência de 402 freguesias e o CDS ficou com 54. Ao contrário do que anunciou Catarina Martins, o Bloco não conseguiu ganhar a presidência de nenhuma junta de freguesia.




A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado investidor 3 Há 3 semanas

para aqueles que dizem que o PS derrotou o PSD e ganhou a CDU etc etc, quanto a mim é verdade em parte
quanto ao resto são incertezas, que quem me disiludiu mais foi o PS
Os grandes perdedores, foram o PSD, CDU e o CDS, mas o PS pouco ou nada subio em percentagem...
vejam amigos
o PS em 2013 obteve 36,3% mas em 2017 obteve 37,8%
o PSD obteve em 2013 16,7% e em 2017 16.1%
a CDU obteve em 2013 11,1% e em 2017 9,5%
o BE obteu 2,4% em 2013 e em 2017 3,3%
o CDS obteu em 2013 3% e em 2017 2,6%
a abtenção desceu, que os perdedores foI o PSD mas não foi tanto como dizem...................
a CDU desceu e perdeu varias camaras.
e o CDS desceu de 3% para 2,6%
o PS não passa dos 37% 38% a tanto tempo, praticamente estagnou a nivel de votos totais, não digo a nivel de camaras
desemprego a baixar, defice a baixar, reposição de ordenados na função publica, aumentos dos reformados, que o PS me desiludio muito
o CDS canta vitória mas perdeu votos a nivel nacional.
PSD normal resultado

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 dias

[url=https://baraholka.onliner.by/viewtopic.php?t=20535517]????? ????????? ??? ??????????[/url] ? ??????????? ?????? ???????? ?????? ????????????? ? ????? ??? ??????????? ? ????.
?????????? ?? [url=https://baraholka.onliner.by/viewtopic.php?t=20494199]????? ?????????????? ???????[/url],[url=https:

weaine Há 3 semanas

Contact Kayzed Consultants


Kayzed Helps the organization in getting ISO Certification and other significance done smoothly and cost effectively. Just fill the simple form and get in touch with us for any kind of services as ISO consultancy training, certification against various standards li

Clínico geral Há 3 semanas

Receito chá de limão com piri-piri! É bom para quem sofrendo de azia crónica, tem de vez em quando crises agudas! Podem tomar em jejum, antes do almoço e no fim do jantar. Com reforço do piri~piri, ficam com vontade de beber sem reservas!: PARA TENTAREM DORMIR E ESQUECER,! O DIABO ANDA À SOLTA!

O PCP CONTINUA IGUAL A SI PRÓPRIO Há 3 semanas

É espantosa a afirmação de Jerónimo de Sousa de que, cito, “SE HÃO-DE ARREPENDER AQUELES QUE NÃO VOTARAM CDU”, a fim de, acrescento eu, o PCP poder manter o domínio nos concelhos que ele supunha serem já propriedade sua, afirmação que revela :
A ) - Falta de humildade e de espírito democrático

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub