Américas Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear caso tente derrubar líder

Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear caso tente derrubar líder

A Coreia do Norte ameaçou hoje os Estados Unidos com um ataque nuclear se tentarem derrubar o seu líder, reagindo à recente insinuação do director da CIA de concretizar uma mudança de regime no país comunista.
Coreia do Norte ameaça EUA com ataque nuclear caso tente derrubar líder
Reuters
Lusa 25 de julho de 2017 às 14:25
"Se os Estados Unidos se atreverem a mostrar o mais pequeno sinal de intenção de eliminar o nosso líder supremo [Kim Jong-un], atingiremos sem piedade o coração dos Estados Unidos com o nosso poderoso martelo nuclear, aperfeiçoado e fortalecido com o tempo", afirmou hoje um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em declarações à agência norte-coreana KNCA e reproduzidas pela sul-coreana Yonhap.

O director da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), Mike Pompeo, aludiu, na semana passada, à possibilidade de uma mudança de regime em Pyongyang, ao defender que o mais importante que Washington pode fazer é "separar a capacidade [nuclear] e alguém com um propósito [nuclear]".

Segundo a Coreia do Norte, os Estados Unidos "ultrapassaram as marcas, e agora é claro que o objetivo final da administração Trump é a mudança de regime".

Ao ver comprometido o seu futuro, Pyongyang "deve aniquilar de maneira preventiva aqueles países e entidades que estejam directa ou indirectamente envolvidos, mobilizando todo o tipo de ataques, incluindo os nucleares".

Esta posição surge no mesmo dia em que a Coreia do Norte anunciou a visita ao seu território do segundo representante russo para as negociações sobre a desnuclearização do país, Oleg Burmistrov, a quem as autoridades norte-coreanas garantiram que não vão "ceder nem um milímetro" na sua intenção de reforçar o seu potencial nuclear.

Por outro lado, um alto responsável norte-coreano garantiu à agência noticiosa France-Presse que a decisão dos EUA de proibirem os seus cidadãos de viajar para Pyongyang não terá impacto no sector do turismo daquele país asiático.

A interdição norte-americana seguiu-se ao primeiro lançamento bem-sucedido por Pyongyang de um míssil intercontinental e, em particular, à morte do turista Otto Warmbier, que tinha sido detido há mais de um ano na Coreia do Norte.

O estudante norte-americano tinha sido condenado em 2016 pela justiça norte-coreana a 15 anos de trabalhos forçados pelo roubo de um cartaz de propaganda. O jovem foi repatriado, em coma, em junho para os EUA, onde morreu alguns dias depois.

Cerca de cinco mil turistas ocidentais, entre os quais um milhar de americanos, visitam todos os anos a Coreia do Norte, segundo dados de agências de viagem. O circuito normal de sete dias custa cerca de 2.000 dólares (1.700 euros).



A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 11.08.2017

Donal trum è um eguista ele acha que um Deus na terra para que os Correiano destrua ele sozinho e os seus membros Dolam é igual Asolfo Hitler não respeita a vida humana e nem propia prssoa fok pra ele pra que ele va parabo caixão ?

Anónimo 25.07.2017

É facil derrubar o grande lider. Uns posinhos enviados do espaço e ele cai como um passarimho.

MILENUM POLACO 100 milhões + que o esperado 25.07.2017

E o DESGRAÇADO sobe 1 % em DOIS DIAS enquanto o DETUSH BANCK e O SANTANDER subiram 10 % em dois dias e não apresentaram 100 MILHÕES A MAIS MATEM os SHORTS ENFORQUEM - NOS ARRANQUEM a CABEÇA a ESSES MACACOS

Anónimo 25.07.2017

Isto é um insulto à humanidade.
Mas esta besta sanguinária...é...""l´der""?

NÃO É DITADOR?..
O gajo mata mais á fome num dia k salazar em 40 anos.....e o salazar é k é ditador?

se acrescentarmos os fuzilados... e outros k tais.....este bandalho é igual a Staline e Hitler..

Saber mais e Alertas
pub